varias-14

Novos festivais são anunciados na SIM São Paulo

Postado por INKER Agência Cultural em

O primeiro dia de conferências da SIM São Paulo foi marcado por uma série de anúncios de novos festivais que irão movimentar o cenário brasileiro em 2017. Foram confirmadas a realização do Festival Contrapedal Brasil, Women’s Music Event e Sêla em São Paulo mais Festival CoMA em Brasília e a quarta edição do Circuito de Parques – Música, Bike & Meio Ambiente, em Belo Horizonte. O produtor Fred Furtado também anunciou a estreia do aplicativo Dazibol, ainda em versão beta, uma plataforma gratuita que busca conectar artistas, selos, fornecedores e produtores.

Criado em 2006 em Montevidéu, o Festival Contrapedal ganha uma edição Brasil em São Paulo no primeiro semestre de 2016, informou a produtora Fabiana Batistela, também responsável pela SIM. “É um festival que trabalha com a nova produção artística latino-americana”, explicou Fabiana. “O Contrapedal foge do clichê do que se conhece de América Latina e queremos provocar essa discussão: o que é a América Latina hoje?”. O festival contará com uma mostra audiovisual, uma mostra de música, uma exposição e uma programação de palestras e debates. Segundo Fabiana, ainda há planos de propor uma residência que junte artistas brasileiros com os de outros países latinos.

Brasília também ganhará um festival em 2017. Será o CoMA, Convenção de Música e Arte, com produção da Rockin’ Hood, agência conduzida por Tomas Bertoni e Diego Marx, guitarrista e produtor do Scalene, respectivamente. O CoMA irá acontecer em julho ao lado do Clube do Choro e do Planetário, em Brasília. “É uma ideia audaciosa”, pontuou Diego. “Vão ser três dias de festival com cerca de 50 shows e 30 painéis de palestras e debates além de praça de alimentação e uma feira. Cada noite do festival receberá uma festa de Brasília”, completou Tomas. A expectativa de público é entre 6 mil e 8 mil pessoas e o festival acontecerá em julho do ano que vem, conectado com a primeira edição do Festival Mais Discos Que Amigos, em abril, que também será produzido pela Rockin’ Hood em parceria com o website.

Voltando para São Paulo, o primeiro semestre ganhará dois festivais voltados para mulheres. O primeiro é o Women’s Music Event (WME), cuja proposta abarca o lançamento de um novo site, que será lançado na próxima semana, que, além de noticiais e eventos, visa mostrar para as mulheres que elas têm um espaço para se conectar através de um banco de dados de profissionais. Projeto de Monique Dardenne e Claudia Assef, o WME é “uma plataforma de música, negócios e tecnologia” cujo intuito “é destacar mulheres que já estão no mercado – não só artistas, mas que também atuem no backstage – e abrir caminho para novas mulheres”. A conferência WME acontecerá em dois dias de março com 50 palestrantes, seis workshops e festas à noite. “Mas faremos vários eventos pontuais durante o ano”, garantiu Monique.

Outro festival como foco feminino que irá acontecer em São Paulo será o Sêla, nascido de um selo e coletivo voltado só para mulheres e criado pela cantora e compositora Camila Garófalo, que irá acontecer nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro no Centro Cultural São Paulo e já tem a cantora Tiê confirmada no line-up. “O Sêla surgiu da demanda de várias cantoras querendo saber coisas simples, do tipo: ‘Como subir uma música no Spotify? Como faço para vender um show no SESC?’ Somos um coletivo de cantoras e compositoras que se ajudam das coisas mais simples até as mais complicadas”, contou Camila.

De São Paulo para Belo Horizonte com a já confirmada quarta edição do festival Circuito de Parques – Música, Bike & Meio Ambiente, que, segundo o produtor Eugenio de Castro, deverá acontecer entre junho e julho de 2017 rodando parques da capital mineira com música, oficinas, contações de histórias infantis e muito mais. “É um evento Carbon Free”, salientou Eugenio. “Nós calculamos todo o CO2 que o evento emite – do carro da produção às passagens áreas dos artistas, tudo – e fazemos uma recomposição de Mata Atlântica com dinheiro do próprio festival”, explicou.

varias-12

A SIM São Paulo é uma realização da Inker Agência e este ano conta com o patrocínio da Skol, BNDES, Coca-Cola e Funarte.


RECEBA NOSSA NEWSLETTER