SIM NEWS

A SONORIDADE PARTICULAR DO TAGUA TAGUA NO PITCH DE NOVOS ARTISTAS

A nona edição da Semana Internacional de Música de São Paulo acontecerá entre os dias 1 a 5 de dezembro e, dessa vez, o PITCH DE NOVOS ARTISTAS ganha corpo e novos parceiros para revelar tendências e movimentos artísticos.

Com uma previsão inicial de 15 candidatos, a escolha foi ainda mais abrangente, contemplando 18 nomes. No dia 12 de novembro foram anunciados os finalistas que se apresentarão por dez minutos diante de uma banca de especialistas e compradores da música, representantes de selos, gravadoras, agências, casas de shows e eventos de várias partes do Brasil e do mundo. Três festivais, o Lisbon International Music Networking (MIL), de Lisboa, Portugal, o Festival SeRasgum (Belém, PA) e o Festival CoMA (Brasília, DF), estarão presentes com a missão de escolher um artista cada para compor seus lineups em 2022 com passagens pagas pela SIM São Paulo! As apresentações acontecerão nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, às 19h, em formato online pela plataforma de lives Taboom! (taboom.com).

No final de 2017 o compositor e produtor musical brasileiro Felipe Puperi deu início ao projeto Tagua Tagua, um dos selecionados para o PITCH DE NOVOS ARTISTAS. Anteriormente ele foi vocalista e compositor dos Wannabe Jalva por sete anos, grupo que se apresentou no Lollapalooza Brasil 2013 e abriu shows de artistas como Pearl Jam e Jack White. Como Tagua Tagua, já realizou apresentações por diversas cidades e festivais do Brasil. Em 2019, fez sua primeira turnê pelos Estados Unidos, quando se apresentou no Brasil Summerfest NYC, abriu dois concertos para os The Growlers e fez um show no Baby’s All Right, famoso reduto de músicos localizado no Brooklyn.

Com o projeto, já lançou dois EP’s, Tombamento Inevitável (2017) e Pedaço Vivo (2018), e o álbum Inteiro Metade (2020), lançado no Brasil pelo selo Natura Musical e na Europa pelo selo espanhol Costa Futuro. Esse disco foi selecionado pelas principais listas de melhores álbuns do ano no Brasil, incluindo a da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte. “Eu escuto muitas coisas diferentes, é até difícil pontuar algo específico. Gosto muito de soul anos 70, tipo Al Green, Marvin Gaye, Tim Maia, até coisas mais atuais como Kali Uchis, Daniel Caesar, Lady Wray. Talvez o ponto mais importante é que não tenho interesse nenhum de soar como nada que escuto por aí, minha vontade é criar a minha própria sonoridade e ir brincando com isso conforme cada música pede”, conta Felipe, que completa: “Agora, no Inteiro Metade (LP), apareceu mais esse lado soul em alguns momentos, misturado com tantas outras coisas que nem dá pra categorizar muito bem. É experimental, alternativo, neo soul, indie, pop, psicodélico. Acredito que um disco completo também dá essa permissão pra flutuar mais entre estilos e gêneros, tem mais espaço”.

Em Outubro de 2021, Tagua Tagua realizou sua segunda turnê europeia, apresentando-se em Barcelona e em oito cidades em Portugal. Para 2022, uma turnê pelos Estados Unidos já está confirmada (onde farão um showcase no SXSW) e um segundo disco está nos planos. Nos últimos anos, o Tagua Tagua tem se firmado como um dos principais nomes da música brasileira, não só pelas composições, mas também pela qualidade dos videoclipes que produz: Rastro de Pó e Desatravessa chamam a atenção por suas impressionantes narrativas e fotografia.

Boa sorte ao Tagua Tagua!

Ouça aqui mais músicas do Tagua Tagua:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil