SIM NEWS

O TROPICALISMO CONTEMPORÂNEO DO ABACAXEPA NO PITCH DE NOVOS ARTISTAS

A nona edição da Semana Internacional de Música de São Paulo acontecerá entre os dias 1 a 5 de dezembro e, dessa vez, o PITCH DE NOVOS ARTISTAS ganha corpo e novos parceiros para revelar tendências e movimentos artísticos.

Com uma previsão inicial de 15 candidatos, a escolha foi ainda mais abrangente, contemplando 18 nomes. No dia 12 de novembro foram anunciados os finalistas que se apresentarão por dez minutos diante de uma banca de especialistas e compradores da música, representantes de selos, gravadoras, agências, casas de shows e eventos de várias partes do Brasil e do mundo. Três festivais, o Lisbon International Music Networking (MIL), de Lisboa, Portugal, o Festival SeRasgum (Belém, PA) e o Festival CoMA (Brasília, DF), estarão presentes com a missão de escolher um artista cada para compor seus lineups em 2022 com passagens pagas pela SIM São Paulo! As apresentações acontecerão nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, às 19h, em formato online pela plataforma de lives Taboom! (taboom.com).

Entre os selecionados está a banda paulistana Abacaxepa, surgida em 2015 na Faculdade de Teatro, onde os integrantes se encontraram e logo se identificaram pessoalmente e profissionalmente. “Entre ‘jams’ nos corredores da faculdade e encontros musicais, nasceu a semente da banda”, explica a vocalista Carol Cavesso.  O grupo logo começou a fazer  shows e ganhar reconhecimento na cena paulistana, Em pouco tempo gravaram seus primeiros singles,  Pimenta e O Dia Que Maria Levantou.

Após um período em formato acústico, em 2017 a banda passou para um modelo de banda completa com baixo, bateria, guitarra, teclado e três vozes principais. Com a nova estruturação, gravaram o primeiro E.P. em 2018  e o primeiro álbum, Caroço, de 2019.  “Essa formação permite que o trio vocal brinque na harmonização com personalidade nos arranjos vocais, junto com os instrumentistas que trazem a música popular brasileira nos sons propostos pelo baixo, bateria e percussões, e também nas timbragens elétricas e modernas da guitarra e do teclado. Com três vocalistas e quatro instrumentistas, a banda tem uma sonoridade com pinceladas de tropicalismo, que junto às discussões da atualidade fazem um ode à irreverência, à desconstrução visual e sonora, à não-protagonização de uma única voz, à eterna mudança de perspectivas, e à vivência de assistir a shows inesquecíveis, compartilhando uma experiência em conjunto com o público”, explica Carol.

Com shows realizados em vários palcos do Brasil, a banda também já realizou inúmeras participações especiais ao lado de nomes como Rodrigo Alarcon (junto a Phil Veras, Renata Éssis, Liniker e Hotelo), Francisco el Hombre (junto a Tássia Reis, Liniker, Ekena, Luê, Lucas Fresno e mais), Trupe chá de boldo, Samuca e a Selva, As Bahias e a Cozinha Mineira, Filipe Catto, entre outros.

Felizes com a aprovação para o PITCH DE NOVOS ARTISTAS, Carol comenta: “É uma oportunidade muito importante tanto para nós quanto para nossos colegas de profissão, pelos quais também ficamos muito felizes de ver aprovades. A nossa ideia é apresentar um compilado de registros de shows ao vivo e lives que fizemos ao longo da trajetória da banda, com o intuito de mostrar também um pouco da experiência que trazemos no ‘ao vivo’, que no nosso entendimento, é o momento em que a banda mais se destaca”. E completa: ” O Pitch é uma plataforma fundamental para que os artistas independentes possam alcançar novos olhares, e consequentemente novos contatos e possibilidades. É um encontro de diferentes nichos culturais, onde artistas conhecem outres artistas e possíveis contratantes. Além de que cada artista tem a oportunidade de se apresentar, através da própria ótica, com as próprias palavras, o que se torna uma vitrine muito importante para que pessoas que não conhecem muito sobre o trabalho de algum artista possam se aprofundar nele. Essa é exatamente nossa expectativa, que possamos nos apresentar, contar nossa história sob nosso ponto de vista, contar sobre prospecções, vontades, expor nossas verdades ao lado de outres artistas que admiramos muito”.

Boa sorte ao Abacaxepa

Ouça aqui mais músicas do Abacaxepa:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil