CONFIRA DICAS DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE MÚSICA PARA ASSISTIR ONLINE

Das memórias de lendas da música, como Kurt Cobain e Nina Simone, às trajetórias de novas estrelas, como Taylor Swift e Steve Aoki, passando pelos registros do nascimento das cenas de hip hop, punk, música eletrônica, do Woodstock brasileiro e por figuras dos bastidores como o produtor Clive Davis e o fotógrafo Mick Rock: não faltam boas histórias para serem contadas no mundo da música e muitas delas renderam ótimos filmes.

A equipe da SIM São Paulo listou alguns dos documentários disponíveis em diferentes canais de streaming, para quem quiser ampliar seus horizontes musicais sem precisar sair de casa.

27 Gone Too Soon (Netflix)
O documentário fala da vida e obra dos artistas do “Clube dos 27” (Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse), trazendo entrevistas, vídeos ao vivo e gravações do acervo pessoal das famílias, incluindo imagens inéditas.

Alive Inside (Amazon Prime)
Revelando a conexão humana única que achamos na música além de seu poder de cura, as câmeras do documentário seguem o assistente social Dan Cohen, fundador da ONG Music & Memory, em sua luta contra o falho sistema de saúde para mostrar a capacidade da música em combater perda de memória e restaurar a humanidade naqueles que sofrem com isso.

American Hardcore (Amazon Prime)
Baseado no livro American Hardcore: A Tribal History, o documentário conta o nascimento e a evolução do punk de 1978 à 1986, com filmagens feitas durante o ápice do movimento. Inclui entrevistas com bandas como Black Flag, Minor Threat, Bad Brains e outros.

Clive Davis: The Soundtrack Of Our Lives (Netflix)
Uma jornada fascinante pela vida e carreira de 5 décadas do produtor executivo Clive Davis como um notável hit-maker. O documentário tem participações de artistas como Patti Smith, Bruce Springsteen, Paul Simon e outros astros.

Dolly Parton: Here I Am (Netflix)
Explorando a vida de Dolly Parton como compositora, o documentário traça seu começo de carreira como intérprete até o momento em que compõe seus grandes hits como “Jolene” e “I Will Always Love You”, analisando as canções e o poder da artista na música.

FYRE: The Greatest Party That Never Happened (Netflix)
O filme mostra os bastidores do Fyre Festival, promovido por Billy McFarland e Ja Rule como a promessa de evento de luxo em uma ilha nas Bahamas, e acabou não sendo realizado, se transformando em um grande fiasco.

George Harrison: Living In The Material World (Amazon Prime)
Levando o público a uma viagem musical e espiritual pela vida de George Harrison, Martin Scorsese apresenta o documentário marcante com entrevisas exclusivas de familiares e amigos, além de imagens inéditas acompanhando desde a sua infância de George.

Hip Hop Evolution (Netflix)
A série documental explora a história dos primeiros 20 anos do hip-hop através de entrevistas com várias figuras que lideram o gênero, como representantes do Furious Five, Run DMC, NWA, Guetto Boys, A Tribe Called Quest, dentre outros.

Homecoming: A Film By Beyoncé (Netflix)
Registro do já lendário show de Beyoncé no Coachella 2018, traz entrevistas e filmagens durante os ensaios e backstage da apresentação. O filme mostra a vulnerabilidade e ética de trabalho implacável da artista e ressalta o protagonismo negro na megaprodução.

I’ll Sleep When I’m Dead (Netflix)
Um documentário sobre um dos maiores DJs de hoje em dia: Steve Aoki. Acompanhando a trajetória até seu maior show, aborda sua vida familiar no Japão, o relacionamento com seu pai, entrevistas com familiares e outros DJs e artistas como Diplo, Tiësto e will.i.am.

Keith Richards: Under The Influence (Netflix)
Traçando um perfil do guitarrista e ícone da cultura pop, o filme reflete sobre a vida de celebridade que transformou Keith Richards numa figura inesquecível do rock. O perfil é traçado durante a gravação de seu primeiro álbum em duas décadas.

Kurt Cobain: Montage Of Heck (Amazon Prime)
Cantor, guitarrista e compositor do Nirvana, o documentário relembra o ícone Kurt Cobain 20 anos após sua morte. O filme desvenda sua vida e carreira através de imagens de seus vídeos caseiros, gravações, fotografias e diários.

Los Punks: We Are All We Have (Amazon Prime)
Documentando a cena punk de Los Angeles, o filme mostra como o gênero cresceu nas comunidades latinas com shows rolando em quintais e quase sempre marcados por policiais acabando com a festa.

Miles Davis: Birth Of The Cool (Netflix)
Com gravações feitas por Miles e membros de sua banda e equipe, além de imagens de acervos pessoais, conta a história de um dos maiores ícones do jazz, suas aspirações artísticas, sua visão de mundo e seu jeito único de viver a vida.

Miss Americana (Netflix)
Com um olhar cru e emocional sobre a vida de Taylor Swift, o documentário aborda como a persona que criou para a mídia a levou para um período de transformação na vida como cantora, compositora e mulher usando o poder de sua voz.

O Barato de Iacanga (Netflix)
Conhecido como o “Woodstock do Brasil”, o histórico festival alternativo da música brasileira, Festival de Águas Claras, aconteceu entre as décadas de 70 e 80. O documentário mostra os bastidores com entrevistas e imagens de arquivo, relembrando a história de um dos símbolos da contracultura no país.

Raul – O Início, O Fim e O Meio (Netflix)
O filme desenreda a trajetória de uma lenda do rock brasileiro através de depoimentos, documentos e imagens raras do cantor e compositor que cativou milhares de fãs, de sua ascensão meteórica à morte precoce.

Rhythm & Flow (Netflix)
Um reality show musical a procura da próxima estrela do hip-hop através de competições. A cada episódio, os jurados Cardi B, T.I. e Chance The Rapper, recebem convidados como Snoop Dogg, Tory Lanez, DJ Khaled e outros.

Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese (Netflix)
Definida por Scorsese como um pseudo-documentário, a segunda obra do diretor sobre Bob Dylan traz um compilado de filmagens da mítica tour do final dos anos 70, com depoimentos de Patti Smith, Allen Ginsberg e Joan Baez, entre outros.

Sample This (Netflix)
O filme mostra o impacto da música “Apache”, da Incredible Bongo Band, no nascimento do hip-hop até se tornar um dos samples mais usados na história, por artistas como Will Smith, Missy Elliot, Amy Winehouse e Jay-Z.

SHOT! The Psycho-Spiritual Mantra Of Rock (Netflix)
Uma aventura cinematográfica desenvolvida pela mente de um dos maiores fotógrafos do rock: Mick Rock. Ele conta sobre sua trajetória ao lado de mitos e lendas como David Bowie, Queen, Blondie e Iggy Pop, mostrando o por trás das cenas dos últimos 40 anos.

Sound City (Amazon Prime)
Dirigido por Dave Grohl, o filme conta a história do estúdio Sound City, em São Francisco, enquanto grava o álbum “Sound City – Real to Reel”, ao lado de artistas como Paul McCartney, Fleetwood Mac, Slipknot, Rick Springfield e Queens Of The Stone Age.

The Decline Of Western Civilisation Collection (Amazon Prime: PrimeiroSegundoTerceiro)
Um documentário dividido em três filmes: o primeiro traz um olhar íntimo sobre subcultura punk nos anos 80, com bandas como Black Flag, Fear e Circle Jerks; no segundo aborda a cultura do heavy metal de Los Angeles no meio dos anos 80; e no último, mostra do estilo de vida de adolescentes sem casa na cena punk de Los Angeles.

The Defiant Ones (Amazon Prime/Netflix
Dirigido por Allen Hughes e dividido em quatro episódios, o documentário foca na parceria entre Dr. Dre e Jimmy Iovine e seu papel na transformação de uma cena. A série conta com participações de Snoop Dogg, Gwen Stefani, Eminem, Bruce Springsteen, entre outros.

The Other One: The Long Strange Trip Of Bob Weir (Netflix)
O filme sobre o notório guitarrista do The Grateful Dead traz um pouco da história da banda e mostra as importantes contribuições para o rock. Além de imagens de arquivo, o filme traz depoimentos de fãs de Bob Weir como Lee Ranaldo, Perry Farrell e Sammy Hagar.

What Happened, Miss Simone? (Netflix)
Indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2016, o documentário mostra de maneira sensível a ascensão da cantora, seu afastamento e retorno ao palcos, sem deixar de fora seu ativismo e problemas enfrentados durante a carreira.

What We Started (Amazon Prime/Netflix)
Documentário sobre o universo da música eletrônica apresenta a história do gênero a partir de figuras como o pioneiro Carl Cox e novos superstars, como Martin Garrix. O filme mostra a evolução estética de cada DJ e aponta tendências para o futuro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil