SIM NEWS

SAIBA COMO SERÃO AS AÇÕES DA ABRAFIN NA NONA EDIÇÃO DA SIM SÃO PAULO

Parceira antiga da SIM São Paulo, a ABRAFIN, (Associação Brasileira de Festivais Independentes foi criada em 2005 para dialogar com o poder público e promover ações em favor do segmento de música ao vivo. Em 2020, a entidade lançou um manifesto com a assinatura de mais de 100 Festivais propondo um conjunto de ações para reduzir os danos causados pela pandemia, além de realizar uma articulação em torno da aprovação da Lei de Emergência Cultural.

Como tem acontecido nos últimos anos, a ABRAFIN irá realizar uma série de ações durante a nona edição da SIM São Paulo. “A parceria com a SIM sempre tem sido muito importante para a ABRAFIN, é o principal encontro da música na América Latina, é um ponto de encontro e de muita troca e aprendizado então acho que é realmente um ponto de virada sempre ali no final do ano para a gente pensar em nossos festivais, conectar novas parcerias, conhecer novos artistas e realmente direcionar muito do trabalho que a gente prevê para a edição seguinte, então a SIM São Paulo está estrategicamente posicionada ali no final do ano pra gente poder se encontrar e se inspirar para o que está por vir em nossos eventos.”, afirma Ricardo Rodrigues, Diretor da Regional Sudeste da ABRAFIN.

Como parte da programação da SIM São Paulo, neste ano a entidade irá realizar uma série de três meetups que acontecerão no ambiente online e também uma reunião presencial: “Os meetups serão bem focados em conversar com os artistas para que eles possam entender o que se passa na cabeça de quem faz os festivais e porque muitas vezes existem posições diferentes nas negociações. Mas também queremos muito ouvir o que os artistas estão pensando, qual a leitura deles para esse momento e como os festivais podem ter um papel estruturante na carreira desses artistas nessa retomada. Existe também uma expectativa muito grande de retomar o internacional. Nesse período pandêmico foi difícil realizar algumas atividades, muita coisa aconteceu no online, foi difícil para os artistas circularem, e hoje vivemos um momento de alta do dólar e de reconfiguração no mercado. Pensamos em conduzir os encontros internacionais para fortalecer a América latina junto com a MMF Latan, que são nossos vizinhos, tem uma proximidade e um potencial ainda muito grande a ser explorado, há uma expectativa grande nesse sentido. E também iremos conversar com os escritórios internacionais porque eles sempre buscaram ações aqui no Brasil, há uma compreensão internacional de que o Brasil é importante, que temos público e uma diversidade muito interessante para os mercados se desenvolverem e que os festivais podem ser uma grande plataforma para esses escritórios potencializarem seu trabalho junto a seus artistas de cada um de seus países. Tem um potencial muito grande aí para que possamos voltar a ver artistas internacionais tocando aqui e também de uma volta de ter artistas brasileiros tocando fora do Brasil. A expectativa é bem grande no sentido de reconectar todas as pontas do mercado a partir dos festivais”, afirma Ricardo, que também comenta o encontro que acontecerá no dia 4 de dezembro: “Estamos com muita expectativa para o evento presencial que acontecerá este ano na SIM. Será o primeiro encontro nacional dos festivais depois da retomada da Abrafin, que aconteceu durante a pandemia com mais força. Nós reconectamos a entidade de uma forma muito forte, realizamos muitas atividades no online dando suporte aos festivais e realmente fazendo a gente voltar a funcionar em um momento tão difícil. Esse será o primeiro grande encontro, em que poderemos nos ver, conversar presencialmente e discutir o momento que a gente está e as perspectivas para esse momento de retomada. Vai ser muito focado em pensar quais serão as próximas ações que a entidade poderá realizar, tanto para colaborar com os festivais quanto para pensar qual o papel que eles tem no mercado musical. O principal foco vai ser realmente a discussão das próximas atividades e como podemos funcionar melhor. Será um encontro aberto para que novos festivais se aproximem, para que possamos atingir mais gente e dar um suporte ainda melhor para os festivais espalhados pelo Brasil

CONHEÇA OS DIAS E HORÁRIOS DAS ATIVIDADES:

EVENTOS ONLINE: 

MEETUP: ABRAFIN CONVIDA ARTISTAS

DIA 02 DE DEZEMBRO,  2PM – 4PM

A Associação Brasileira de Festivais Independentes convida artistas e seus representantes para conversar sobre os próximos passos para a reconstrução de um mercado de música ao vivo melhor para todos. Como festivais e artistas podem se ajudar e cooperar nessa retomada.

MEETUP: CONEXÃO FESTIVAIS NA AMÉRICA LATINA

DIA 03 DE DEZEMBRO,  2PM – 4PM

Abrafin convida festivais e feiras da América Latina para conversar sobre um circuito latinoamericano de eventos para a música ao vivo.

MEETUP: APOIO INTERNACIONAL À FESTIVAIS BRASILEIROS

DIA 04 DE DEZEMBRO, 10AM – 12PM

Abrafin convida escritórios de exportação internacionais para uma conversa sobre ampliação do apoio para artistas internacionais tocarem em festivais brasileiros, otimizando recursos na formação de circuitos de eventos ao vivo.

EVENTO PRESENCIAL (O local será divulgado em breve)

REUNIÃO ABRAFIN

DIA 4 DE DEZEMBRO, 15PM – 17PM

Encontro presencial dos festivais membros e convite para diálogo com novos festivais do Brasil.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias:
,

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil