SIM NEWS

COQUETEL NETWORKING ITALIA TRAZ A VARIEDADE MUSICAL DO PAÍS À SIM SÃO PAULO

A nona edição da SIM São Paulo traz uma importante parceria com o ITA (Italian Trade Agency), que participa pela primeira vez do evento com um coquetel de networking em que irá apresentar oito artistas de diversos estilos e regiões da Itália.

Conversamos com Ferdinando Fiore, diretor da Italian Trade Agency em São Paulo, que falou sobre essa ação. “É a primeira vez que a ITA – Italian Trade Agency (também conhecida como Agência para a internacionalização das empresas italianas) participa diretamente da ação promocional pela exportação da música italiana no Brasil, com uma delegação de oito artistas na feira mais importante do setor. Já faz alguns anos que o departamento ‘Indústrias Culturais e Criativas’ figura entre os principais setores de intervenção da ITA, com foco nas Indústrias Fonográficas, Gravadoras, Instrumentos Musicais e na Indústria Audiovisual. O setor musical italiano gerou em 2019 um crescimento de 8% com 247 milhões de euros de faturamento guiados pelo streaming, que representa 63% do total. O setor fonográfico italiano com a França e a Alemanha é referência na Europa. Por outro lado, a América Latina continua, pelo terceiro ano consecutivo, apresentando o crescimento mais significativo, com destaque ao Brasil, México e Argentina. O Brasil ocupa o 10º lugar no ranking global da indústria fonográfica, com um mercado de 313,7 milhões de dólares (+13,1%), o primeiro da América Latina. SIM é o evento do setor com a maior relevância na região, e não podia faltar nas ações de impulsionamento a internacionalização do setor”, afirma.

Pedimos também que falasse sobre o plano de exportação de música da Itália: “A parceria entre a Italian Trade Agency e a Italia Music Export- SIAE (correspondente a ECAD) e a FIMI -Federazione industria musicale italiana) nasce para estimular e ajudar a exportação comercial deste patrimônio artístico, com essas iniciativas que trazem jovens artistas italianos para participar das maiores feiras do setor no planeta. O Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional italiano deu seu suporte estratégico em apoiar o esforço da internacionalização do setor, que cada ano cria novos talentos sem esquecer-se da história e das raízes culturais do setor no país”.

Com uma cena musical variada e vibrante, selecionar apenas oito artistas participantes definitivamente não é uma tarefa fácil. Ferdinando explica como se deu essa escolha: “Todos os atores do setor musical italiano (agências,entidades nacionais, regionais e locais, artistas etc) foram avisados pela ITA em colaboração com Italia Music Export –SIAE e FIMI, com um convite e ações de email marketing. Essas candidaturas foram recebidas e selecionadas levando em conta a qualidade, originalidade da proposta e potencialidade comercial”.

Saiba mais sobre os artistas participantes:

BANDADRIATICA (by IPE IPE)

Levada pelos ventos redemoinhos que iluminam as margens do mar oriental, a BandAdriatica percorre as agitadas ondas da música Salento com elementos de todas as costas sonoras do Mediterrâneo como uma complexa “Babilônia”, onde as línguas começam a se harmonizar nas melodias populares no fervor mestiço das cidades portuárias. Considerada uma das melhores bandas italianas ao vivo, conquistaram a atenção do público e crítica por todo o mundo.

 

CRISTINA RUSSO (by Roccascina audioproduzioni))

Seu estilo é definido como Neo Soul, uma mistura de soul music com os vários estilos de urban fusion, e nu reggae. Algumas canções são cantadas em italiano, outras em inglês. “Porque a música é tudo o que você quer e tem que ser capaz de expressá-la como quiser”. Com dezenas de shows no currículo, já participou de importantes festivais da Europa.

 

DENIS THE NIGHT & THE PANIC PARTY (by Torango)

Coletivo musical e visual nascido entre Itália e Reino Unido, em torno das figuras dos músicos Eleonora Fiorani, Nicola Sbrozzi, Alessandro Gobbi e o artista visual Eddie Plex. Seu som é o resultado de uma colisão do mundo do electro, House, punk funk, shoegaze e psicodelia.

 

GIOVANNI LEON (by Shine Records)

Compositor, arranjador, produtor de discos e tecladista italiano. Autor premiado de trilhas sonoras de filmes, teatro e videogames, é também fundador da marca Shine que inclui a escola de música e o estúdio de gravação Shine Records, o centro de produção musical Shinesoundtracks, e a plataforma Shine-Library.

 

KEKKO FORNARELLI (by Eskape Music)

Nascido em Bari em 1978, é pianista, compositor e produtor. Com sete álbuns e mais de 350 apresentações em mais de 60 países ao redor do mundo, ele desenvolveu um estilo único caracterizado pela tentativa de criar música a ser observada em vez de escutada. Uma forma particular e muito pessoal de contar histórias, expressar emoções e “pintar” situações.

 

LEDA (by Il Piccio Records)

Quarteto italiano de música alternativa que reúne músicos de diversos projetos underground. O primeiro álbum Memorie dal futuro, foi lançado em 2019, e recentemente a banda finalizou as gravações de um novo disco. Os primeiros singles Marocco speed e Niente è il lo stesso receberam elogios da imprensa especializada.

 

MARIA MAZZOTTA (by Zero Zero Nove)

Reconhecida por sua versatilidade é considerada uma das melhores cantoras folclóricas do sul da Itália e um dos principais nomes da world music, que ela aborda com extremo respeito e meticulosa pesquisa, variando naturalmente dos sons do sul da Itália aos ritmos balcânicos. Com o álbum Amoreamaro, lançado em 2020, Maria recebeu fortes elogios do público e da crítica. O disco alcançou a nona posição entre os Melhores Álbuns de worls music pela Transglobal World Music Chart.

 

SGOMINARE L’IMPURO (by Kate Creative Studio)

É um novo projeto de busker wave nascido entre as ruas da Umbria, onde a espontaneidade emerge: improvisação, metatheatre e cabaré são os ingredientes básicos de sua música, temperada de forma irreverente e irônica. Em 2021, após muitas apresentações notáveis, foram selecionados como representantes da música italiana no Festival SXSW em Austin (EUA), convidados do estande digital ICE/ Italy Music Export. Em 2019 lançaram o primeiro disco,Cultura Pop pelo selo GRM Management.

 

ASSISTA AQUI O COQUETEL NETWORKING ITALIA QUE ACONTECEU DURANTE A NONA EDIÇÃO DA SIM SÃO PAULO.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias:
,

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil