DATA SIM APRESENTA PERFIL DAS MULHERES NA INDÚSTRIA DA MÚSICA NO BRASIL

Em 2019, o DATA SIM, núcleo de pesquisa e organização de dados da SIM São Paulo, realizou o primeiro estudo brasileiro sobre a participação feminina no mercado da música.

Lançada em março de 2019 e compatibilizada com a pesquisa “Women In The U.S. Music Industry: Obstacles And Opportunities” do Berklee College of Music e da ONG Internacional Women in Music (WIM), que investigou a presença feminina no mercado norte-americano,  “Mulheres na Indústria da Música no Brasil: Obstáculos, Oportunidades e Perspectivas” está disponível gratuitamente para download em datasim.info.

O estudo traça um perfil das profissionais que atuam no setor no país e lança luz sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados para que o mercado seja mais inclusivo. “Com a pesquisa, além de demonstrar com números as barreiras de acesso e desenvolvimento profissional impostos às mulheres, esperamos também que o debate se amplie para além das discussões femininas. Afinal a responsabilidade pela construção de um mercado mais igualitário é de todos”, comenta Dani Ribas, diretora de pesquisas do DATA SIM.

Para alcançar mais de mil respondentes, foram imprescindíveis as parcerias com a WIM Brasil e WME – Women’s Music Event, e o apoio dos coletivos Lista das Minas, Mulheres Artistas em Rede, Garotas no Poder; Sarau das Mina Tudo, SÊLA; Festival Sonora e da União Brasileira de Compositores. “Entender a dinâmica do mercado da música no tocante à participação das mulheres é, sobretudo, entender o desenvolvimento e profissionalização deste ecossistema no Brasil. A pesquisa por si só não dá conta de responder todas as questões que temos em relação à igualdade nas oportunidades para homens e mulheres, mas nos permite abrir o diálogo e ampliar a discussão, inclusive de forma interseccional”, observa Renata Gomes, pesquisadora e analista de dados responsável pela pesquisa do DATA SIM.

Nos próximos anos a pesquisa será realizada em outros países, o que permitirá uma comparação entre a situação laboral da mulher em diversos mercados.

Saiba mais sobre a pesquisa em datasim.info.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil