DATA SIM

DATA SIM

Criado em 2018 como um núcleo de pesquisa e organização de dados e informações sobre o mercado da música no Brasil, o Data SIM é a primeira iniciativa brasileira para estudos focados na indústria musical.

“Um dos objetivos de um núcleo de pesquisa voltado à música no Brasil é fornecer dados confiáveis, inéditos e atuais para o poder público poder enxergar o setor como uma grande indústria, marcas criarem estratégias mais relevantes ao público e fornecer suporte a informação a todos que trabalham nesse mercado”, explica Fabiana Batistela, diretora da SIM São Paulo.

A MÚSICA TEM O PODER DE GERAR CRESCIMENTO ECONÔMICO, AUMENTAR A RECEITA TRIBUTÁRIA, ATRAIR OS MELHORES TALENTOS E CONTRIBUIR PARA A SAÚDE DAS CIDADES. AVALIAR O ECOSSISTEMA MUSICAL DE UMA REGIÃO POSSIBILITA IDENTIFICAR ÁREAS DE CRESCIMENTO, PRODUZINDO ESTRATÉGIAS QUE FORNEÇAM BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS MENSURÁVEIS.

Sempre acreditando na música como um agente de construção de identidade, transformação social e desenvolvimento econômico, o Data SIM realiza pesquisas que geram dados socioeconômicos e demográficos, estudos e mapeamentos do mercado, além de organizar informações produzidas por parceiros e ampliar a compreensão de suas dimensões, organização e relações com outros setores das indústrias criativas.

  • PRODUZIMOS DADOS PRIMÁRIOS E INÉDITOS SOBRE O MERCADO DA MÚSICA;
  • ANALISAMOS OS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DE PROJETOS E FESTIVAIS DE MÚSICA (EM SEUS MÚLTIPLOS FORMATOS);
  • LEVANTAMOS E ANALISAMOS OS NÚMEROS GERADOS PELOS SETORES DO MERCADO E A RELAÇÃO ECONÔMICA ENTRE ELES;
  • IDENTIFICAMOS E ANALISAMOS QUEM SÃO E COMO SE ORGANIZAM HOJE OS NOVOS ATORES DAS CADEIAS PRODUTIVA E CRIATIVA;
  • DESENHAMOS E ANALISAMOS PERFIL E HÁBITO DO PÚBLICO CONSUMIDOR DE TERRITÓRIOS E SEGMENTOS DEFINIDOS, BEM COMO A DINÂMICA CULTURAL CONTEMPORÂNEA;
  • IDENTIFICAMOS E ANALISAMOS O FUNCIONAMENTO DAS RELAÇÕES EM REDES E COMO ELAS CONTRIBUEM PARA OS IMPACTOS ECONÔMICOS DO SETOR MUSICAL;
  • LEVANTAMOS E ANALISAMOS INFORMAÇÕES SOBRE IMPACTOS SOCIAIS GERADOS PELAS AÇÕES RELACIONADAS À MÚSICA;
  • AVALIAMOS OS ATUAIS PROGRAMAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADOS À ECONOMIA CRIATIVA;
  • CRIAMOS ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO PARA O PODER PÚBLICO E O SETOR PRIVADO, BASEADO EM DADOS E INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS.
  • IDENTIFICAMOS E ANALISAMOS QUAIS OS NOVOS MODELOS DE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS E PROJETOS.
  • ORGANIZAR O MERCADO MUSICAL DE FORMA GERAL, PROPORCIONANDO INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS A SEUS AGENTES ARTICULADORES;
  • ESTIMULAR O SURGIMENTO DE NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS MAIS EFICIENTES E MENOS EFÊMEROS;
  • INCENTIVAR A CRIAÇÃO DE NOVOS PROJETOS E FESTIVAIS;
  • DESENVOLVER AÇÕES DE FOMENTO A NOVOS ARTISTAS E DE FORMAÇÃO DE NOVOS PÚBLICOS;
  • MAPEAR A CADEIA PRODUTIVA DA MÚSICA E PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO DO TAMANHO REAL DA INDÚSTRIA MUSICAL NO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA, A FIM DE POSICIONÁ-LA COMO UMA DAS MAIS FORTES DENTRO DO MERCADO CULTURAL;
  • CRIAR ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO E PROFISSIONALIZAÇÃO DE TODOS OS SETORES DA INDÚSTRIA;
  • CRIAR ESTRATÉGIAS PARA A FORMATAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS MAIS ADEQUADAS PARA GERAR DESENVOLVIMENTO DO MERCADO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PARA AS VÁRIAS REGIÕES BRASILEIRAS USANDO A MÚSICA;
  • CRIAR ESTRATÉGIAS PARA MARCAS E EMPRESAS SE RELACIONAREM COM A MÚSICA DE FORMA SAUDÁVEL, GERANDO BENEFÍCIOS PARA OS DOIS LADOS

PROJETOS JÁ REALIZADOS PELO DATA SIM

Para download gratuito, basta clicar na imagem. Conheça abaixo as pesquisas realizadas pelo Data SIM. Para download gratuito basta clicar na imagem.

MERCADO DA MÚSICA NA CIDADE DE SÃO PAULO - Parte 1, Espaços para Música Ao Vivo (2018)

Descreveu o perfil e a importância econômica e cultural dos espaços dedicados à música ao vivo da cidade. A pesquisa inédita, feita em parceria com a J.Leiva Esporte & Cultura e com patrocínio do Natura Musical, também explorou a programação musical desses espaços: número de shows e contratações artísticas por ano; gêneros mais programados; características identitárias; receptividade para propostas experimentais/inovadoras e de outros locais; fontes de informação utilizadas pelos curadores e formas de comunicação com o público.

O MAPA DOS FESTIVAIS DO BRASIL (2018)

Levantamento feito em parceria com a Sympla, coletou dados de 1928 festivais de música de todo o país realizados entre 2016 e 2017 para compor uma visão geral do circuito brasileiro com informações como a distribuição dos eventos ao longo do ano e por regiões, os gêneros musicais que se destacam entre as atrações, preços médios e crescimento do público.

IMPACTO ECONÔMICO E SOCIOCULTURAL DA SIM SÃO PAULO 2018

Pesquisa realizada em 2019 esboça os desdobramentos econômicos, culturais e sociais da SIM São Paulo para seus participantes, para o mercado e para a cidade de São Paulo.

MULHERES NA INDÚSTRIA DA MÚSICA NO BRASIL: OBSTÁCULOS, OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS (2019)

Primeiro levantamento de dados feito em nosso país sobre a participação feminina em todos os setores do mercado musical brasileiro, a pesquisa avalia quais as principais atividades, condições de trabalho, obstáculos, desafios, perspectivas de carreira e como se relacionam com as pautas feministas. Pesquisa inspirada e compatibilizada com “Women in the U.S. Music Industry: obstacles and opportunities” (Berklee Office of Institutional Research and Assessment / Women in Music USA)

COVID-19 IMPACTO NO MERCADO DA MÚSICA DO BRASIL (2020)

A pesquisa traz um levantamento dos principais impactos causados na indústria musical logo nas primeiras semanas da pandemia em 2020: as consequências estruturais do setor, as mudanças e medidas necessárias para uma retomada no futuro e apresenta um perfil das empresas e profissionais afetados.

pt_BRPortuguês do Brasil