PRÊMIO SIM: CONHEÇA OS INDICADOS A PROFISIONAL DO ANO

Vem aí a quarta edição do Prêmio SIM, uma homenagem a todas as pessoas, projetos, iniciativas, empresas e ideias que mantiveram a MÚSICA VIVA em 2020. São dez categorias, e quem define o vencedor em cada uma delas é você. Escolha o seu predileto e vote aqui nesse link.

Para te ajudar nessa decisão iremos disponibilizar diariamente aqui no Portal a lista detalhada dos indicados em uma das categorias. A primeira delas traz os 12 concorrentes a Profissional do ano, um reconhecimento a empreendedores, profissionais autônomos, colaboradores ou membros de equipes de empresas e projetos que se destacaram ao longo de 2020. Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia no dia 31 de março que será transmitida aqui no Portal da SIM.

 

INDICADOS PROFISSIONAL DO ANO:

 

BIA NOGUEIRA // Cantora, atriz, compositora e produtora de Minas Gerais, Bia é uma das coordenadoras do Sonora. Em 2020, participou do álbum Histórias da Minha Área, do rapper Djonga, lançou três videoclipes, além de outros oito com o Coletivo IMuNe. Em Janeiro estrelou e dirigiu o “Dandara para Todas as Mulheres”, espetáculo cênico-musical do Grupo dos Dez, com foco em questões da mulher negra nos dias de hoje. A temporada de estreia aconteceu num dos festivais de arte mais importantes de BH, o Verão Arte Contemporânea, e teve ingressos esgotados todos os dias. Como produtora cultural, o destaque fica a cargo de sua atuação como coordenadora geral e diretora artística do Festival IMuNe, projeto patrocinado pela Natura Musical e CEMIG, que se desdobrou em diversas ações, entre elas  os Rolezinhos Online (bate papos sobre racismo nas artes, além de showcases de artistas inscritos via edital), a campanha Imunidade Sonora (que distribuiu bolsas de ajuda financeira à artistas negrxs de todo o Brasil) e também ao IMuNe Experience (live-espetáculo, que contou com a presença de Djonga, Elza Soares, Coletivo Imune, entre outros e que foi projetada em edifícios da cidade). Também em 2020 fundou, ao lado da produtora Fabiana Bergamini a Sankofa Laboratório de Idéias, empresa de produção cultural, forjada para uma atuação em 360° no mercado da música.

SAIBA MAIS EM https://www.instagram.com/bianogueiraoficial/

 

CLÁUDIA ASSEF // Jornalista, trabalhou nos principais jornais, revistas e sites brasileiros. Em 2020 criou a live Todo Mundo é DJ, com 30 edições transmitidas pelo YouTube em que entrevistou DJs e produtores musicais. Coordenadora da Galeria Olido, em São Paulo, criou o projeto Galeria do DJ, que já conta com mais de mil itens para a exposição de estreia sobre os 60 anos de discotecagem na cidade. Cláudia também é uma das fundadoras e diretoras do Women’s Music Event (WME), que lançou um app em março, realizou a conferência em setembro e o awards em dezembro, ambos em formato digital com gravação de conteúdo presencial de alta qualidade.

SAIBA MAIS EM https://www.instagram.com/clauassef/

 

COY FREITAS // Curador, diretor artístico e produtor, esteve à frente de importantes projetos e festivais musicais. Foi o responsável pela implementação da vertical de Música na Twitch no Brasil e atualmente é diretor artístico e curador da plataforma de música Devassa – Tropical Transforma, que propõe amplificar a visibilidade do que chama de ‘música tropical brasileira’. É também idealizador e curador da série Poplaje e criador e  showrunner da série The Beat Diáspora, que estreia este ano.

SAIBA MAIS EM https://www.instagram.com/coyfreitas/

 

CRIS FALCÃO // Em 2020 assumiu o cargo de Managing Director Brasil da distribuidora digital Ingrooves, sendo responsável por todo o processo de entrada e integração da empresa no país. O início das atividades da distribuidora no país foi marcado pelo acordo firmado entre a Ingrooves e a GR6, maior gravadora de funk do Brasil, que tem em seu casting artistas que frequentemente ocupam as top 10 dos charts musicais brasileiros (MC G15, MC Hariel, MC Don Juan, MC Dricka, entre outros). Hoje, Claudia Leitte, DJ Zullu, Anavitória, Clara Valverde, Plutão Já Foi Planeta, Milton Nascimento, entre outros, são alguns dos nomes que figuram entre os lançamentos musicais distribuídos pela empresa sob a gestão de Cris. Atua também como docente em cursos de Music Business e Direitos Autorais e dedica parte de seu tempo para mentorias em projetos sem fins lucrativos voltados para desenvolvimentos de artistas e empreendedores musicais. Hoje, um ano após o início das atividades no Brasil, a distribuidora já conta com dezenas de outros acordos firmados com selos e artistas que buscam uma trajetória musical independente.

SAIBA MAIS EM https://www.instagram.com/crisgarciafalcao/

 

ELIANE DIAS // Mulher negra, mãe, empresária do show business e da moda, advogada, palestrante, ativista nas causas de gênero e raça, feminista e gosta de política. É diretora executiva da Produtora Cultural Boogie Naipe que trabalha as carreiras de Mano Brown, Racionais MC, Alt Niss, etc. Em 2020, aumentou o casting da empresa com Liniker e jovens artistas de Trap, como Yunk Vino e Danzo, lançados também pelo mais novo selo da Boogie Naipe, o Labbel Records. Ano passado, Eliane ainda lançou a marca de roupas Yebo, voltada para o público feminino. Trabalhou na ajuda humanitária, está no livro Conversa com Bial em Casa, escreveu o prefácio da obra Para o Meu Amigo Branco, de Manoel Soares, além de diversas palestras e trabalhos pontuais.

SAIBA MAIS EM https://www.instagram.com/elianedias_/

 

FABRÍCIO NOBRE // Fundador do festival Bananada, em 2020 foi um dos primeiros produtores a criar eventos para ajudar profissionais da música. Foi o articulador do festival Fico Em Casa, e do Festival dos Festivais – Devassa Tropical ao vivo. Realizou cinco edições do #BanaLive, com apresentações de artistas nacionais e internacionais, se tornou A&R da vertical musical do twitch BR e integrante do novo conselho da Abrafin.

SAIBA MAIS EM https://www.instagram.com/fabricio_nobre/

 

KDU DOS ANJOS // Com trabalhos em diversas áreas, é MC da cultura Hip Hop e do Funk, produtor de moda, poeta, compositor, ator, educador e criador do Centro Cultural Lá da Favelinha. Em 2020 recebeu o prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo por coordenar a Frente Humanitária, que alimentou 270 mil pessoas e gerou renda para mais de 300 moradores do Aglomerado da Serra, maior favela de Belo Horizonte.

SAIBA MAIS EM https://www.instagram.com/kdudosanjos/

 

LUCIANA ADÃO // Coordenadora de Patrocínios Culturais Incentivados do Oi Futuro, lidera processos de negociação de parcerias, formatação de programas e editais, ações e atividades do Instituto. Em 2020, o grande desafio foi reinventar toda a atuação sem abrir mão do impacto e coerência. Sendo assim, aprofundou a participação ativa em debates e fóruns de discussão sobre mudanças no ecossistema da cultura e da música. Construiu com mais de 20 festivais novas formas de ativação de patrocínio associado ao conteúdo e à inteligência dos projetos, potencializando a viabilização e disseminação da produção artística. Articulou iniciativas do LabSonica, como o processo da Aceleração LabSonica – Edição Toca do Bandido – que nasceu presencial e local, mas se tornou nacional e híbrido, impactando diretamente na aceleração de carreiras de novos artistas.

SAIBA MAIS EM https://www.instagram.com/lucianaadao/

 

MELINA HICKSON // É diretora da Fina Produção, empresa que cuida da carreira de Tássia Reis, SIBA e Sofia Freire. É diretora da conferência Porto Musical e, em 2020, realizou a 9a edição do evento, pouco antes da pandemia chegar ao Brasil. Durante o ano, liderou a organização de um grupo inédito em termos de mobilização, diversidade e participação da música pernambucana, o Acorde-Levante pela Música de Pernambuco, cuja atuação mudou a relação do setor com a política local. Também ajudou a reunir mulheres da música – produtoras, artistas, publicitárias, comunicadoras, executivas – numa articulação para pensar o mercado brasileiro e montou o grupo Clementina – Mulheres em Articulação na Música.

SAIBA MAIS EM https://www.instagram.com/melinahickson/

 

PATRICKTOR4 // DJ e radialista com foco na diversidade do pop tropical brasileiro, já levou seus remixes e composições a várias partes do planeta. Em 2020, articulou a fundação do coletivo de comunicadores Radialivres e lançou o selo CALOOR Record. Durante a pandemia, realizou mais de 30 edições de sua festa Megaritz, trazendo acolhimento virtual e festivo para o público em isolamento. Foi apresentador e/ou DJ de inúmeros programas, eventos e festivais nacionais online durante todo o ano. Finalizou o processo de liderança e construção da Rádio Frei Caneca, processo de quase 10 anos de trabalho, que abriu espaço para projetos da sociedade civil na grade de programação da emissora, tornando-a amplamente plural e abrangente.

SAIBA MAIS EM https://www.instagram.com/patricktor4/

 

PAULA LAVIGNE // Produtora e empresária, é dona da Uns Produções, onde viabilizou filmes e documentários de sucesso durante sua carreira. É ativista e líder do movimento 342artes (movimento de rua, apartidário, com adesão de artistas nacionais e internacionais que dá visibilidade a grandes causas sociais) e também é presidente da associação Procure Saber, que defende os direitos autorais dos artistas do Brasil. Paula participou de várias palestras, cursos online para profissionais e artistas e coordenou a campanha de divulgação e a realização da live de Caetano Veloso na Globoplay.

SAIBA MAIS EM https://www.instagram.com/paulalavigne/

 

RAQUEL VILARINO REIS // Há oito anos como responsável pela carteira de Projetos de Cultura do SEBRAE-MG, Raquel trabalha para promover o empreendedorismo nos segmentos culturais e sensibilizar a todos sobre o poder das artes como forte motor para o desenvolvimento econômico de uma cidade, região e país! Em 2020, iniciou o 10o Programa de Soluções Estratégicas para o Segmento da Música em Sete Lagoas. Apoiou eventos como Música Mundo e SIM São Paulo, promovendo artistas mineiros para o mercado do Brasil e do mundo. Promoveu encontros virtuais de artistas e clientes do SEBRAE-MG com atores conceituados do setor musical, a fim de mantê-los antenados e participativos em meio à pandemia.

SAIBA MAIS EM https://www.linkedin.com/in/raquel-vilarino-reis-532986160/?originalSubdomain=br

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Categories:

Responses

Your email address will not be published. Required fields are marked *

+ SIM NEWS

en_USEnglish