FAQ

Dúvidas Gerais

É um evento focado em alguns pilares:

1) Conhecimento, ou seja, troca de informações, capacitação e profissionalização do mercado da música;

2) Networking: conexão de pessoas, ampliação da sua rede de contatos, interação de profissionais e artistas de várias partes do mundo;

3) Business, novas parcerias e novos negócios, novas ideias e caminhos;

4) Exposição de tendências, tanto na área de criação como na área de negócios;

5) Intercâmbio de ideias, de conteúdo, de projetos, entre profissionais e artistas de várias partes do planeta. Existem várias conventions pelo mundo, confira aqui as principais.

A Semana Internacional de Música de São paulo é uma das mais importantes music conventions – ou feiras de negócios da música – da América Latina. 

Os temas abordados no evento têm o novo mercado da música como foco e cumpre a proposta de colocar em evidência e em discussão novas ideias e conceitos que estão transformando o cenário mundial, além de capacitar e conectar pessoas. A SIM desenvolve ações dentro de três pilares centrais: 1. exposição de novas tendências musicais (SIM Live); 2. acesso a informações atuais e relevantes (Convention); e 3. incentivo à formação de novas parcerias (Networking & Business).

A Semana Internacional de Música de São Paulo acontece desde 2013 e também desenvolve ações de conexão com a periferia de São Paulo através da SIM TRANSFORMA, além de realizar pesquisas e estudos de mercado com o DATA SIM.

Em 2020, a SIM SÃO PAULO deixa de ser apenas um evento para se transformar numa plataforma de conexão e conteúdo para a música que vai funcionar o ano todo, o que inclui um portal de notícias, uma comunidade internacional – a SIM Community – e a conferência estendida por mais de 30 dias em novembro e dezembro.

Em 2020, tudo acontece em um só endereço: simsaopaulo.com. As atividades da conferência acontecerão todas dentro da SIM Community. As atividades artísticas, no portal da SIM.

O portal foi lançado em 24 de agosto, a SIM Community entra no ar no começo de setembro e o evento será de 03 de novembro a 06 de dezembro de 2020.

Este ano a SIM acontecerá no ambiente virtual com as mesmas atividades dos anos anteriores e mais a SIM COMMUNITY, uma rede social e de negócios que estreia em setembro. Dessa maneira poderemos expandir a participação e conexão de credenciados de todo o Brasil e do mundo durante o ano todo.

Seguindo as orientações de distanciamento social para evitar a disseminação do Corona Virus, decidimos realizar a SIM 2020 em ambiente digital. No entanto, alguns conteúdos serão realizados presencialmente em estúdio e transmitido ao vivo no portal ou SIM Community, sempre respeitando as orientações das organizações responsáveis, como a  OMS. A partir de 2021, a SIM SÃO PAULO será híbrida: o portal e a SIM Community continuarão funcionando o ano todo em simsaopaulo.com e o evento, no final do ano, será presencial, mas com acesso virtual a conteúdos e atividades para ampliar a participação do público de outros estados e outros países.

No ambiente digital não há limite de público e as atividades poderão ser usufruídas pelo maior número possível de pessoas interessadas. 

A programação da SIM está disponível no nosso site e para acessar o conteúdo é necessário comprar a PRO-BADGE (credencial). Assinantes da SIM COMMUNITY têm desconto na credencial ou podem comprar ingressos avulsos para as atividades da programação separadamente. Os SHOWCASES OFICIAIS, PROGRAMAÇÃO COLABORATIVA e COQUETÉIS DE NETWORKING são de acesso livre ao público em geral.

A SIM COMMUNITY é a rede social, de conexão, informação e de negócios da SIM São Paulo. Com plano de assinatura mensal ou anual, é a partir dela que você terá acesso a conteúdos exclusivos, poderá se conectar com agentes do mercado da música do mundo todo, marcar reuniões, participar de discussões, anunciar seus produtos e projetos e participar da conferência deste ano.

Os ingressos para as atividades avulsas estão disponíveis para assinantes da SIM Community. Porém, as apresentações artísticas serão gratuitas ou com venda de ingressos ao público em geral.

Sim. As atividades de conferência (workshops, palestras, debates, masterclasses, etc.), sessões de pitch, meetups, speed-meetings fechados e reuniões abertas ou fechadas são exclusivas para compradores da PRO-BADGE ou para assinantes da SIM Community que adquirirem ingressos avulsos para as atividades.

Sim, a versão digital de 2020 é livre para todos os públicos.

Não, por se tratar de uma conferência de música e não um festival, a SIM não disponibiliza meia entrada. Mas há descontos para estudantes de universidades e instituições de ensino parceiras. Quer ser parceiro? Escreva para [email protected] 

A maioria do conteúdo da SIM terá tradução simultânea ou legendas em inglês e espanhol. Confira cada evento na SIM Community para mais informações. 

Parte do conteúdo da SIM terá interpretação em LIBRAS. Confira cada evento na SIM Community para mais informações. 

A Programação Colaborativa é o espaço que a SIM São Paulo abre para agentes do mercado apresentarem seus artistas. Até 2019, ela acontecia durante as noites da SIM, em mais de 45 casas de shows de São Paulo. Este ano, a Programação Colaborativa acontecerá aos finais de semana de Novembro. Empresas, instituições, coletivos, consulados, escritórios e agências de exportação, comissões nacionais e internacionais, casas de show, entre outros podem sugerir um evento no portal simsaopaulo.com até 18/09/2020. Os projetos selecionado terão um espaço de duas horas na programação oficial da SIM para apresentar seus conteúdos via streaming de qualquer lugar do planeta. 

A CONFERÊNCIA acontecerá de 04 de novembro a 05 de dezembro de 2020 e as atividades estarão disponíveis para compradores da PRO-BADGE e/ou para assinantes da SIM COMMUNITY que as adquirirem separadamente. A CONFERÊNCIA acontecerá de segunda a sexta-feira, sendo que workshops, keynotes e masterclasses serão sempre às 10h, meetups e reuniões abertas às 15h, e palestras, Q&As, debates às 20h.

Dia 03/11 é o dia da abertura do evento da SIM SÃO PAULO 2020. Às 15h vai acontecer um workshop e apresentação da SIM feita pelo Conselho Consultivo, para ajudar os credenciados e assinantes da SIM Community usarem a plataforma e as atividades da feira da melhor forma possível, já que se trata de um modelo novo para todos. A partir das 20h, credenciados e assinantes da SIM Community terão acesso à festa de lançamento do evento.

Dia 06 de dezembro é dia do evento de encerramento da SIM 2020 e hora de comemorar mais um ano de projeto! O show será aberto ao público em geral na plataforma Twitch e no portal simsaopaulo.com.

O conteúdo da faixa das 10h ficará disponível após sua apresentação até dia 31/12/2020. O conteúdo da faixa das 20h é ao vivo e ficará disponível para quem perdeu ou quem quiser rever entre 07 e 31 de dezembro deste ano.

Artistas

As inscrições serão realizadas via formulário no site oficial do evento de 26/08/2020 a 27/09/2020. A lista final dos projetos musicais selecionados será divulgada no dia 12/10/2020 no site e canais oficiais da SIM SÃO PAULO. Pode participar todo e qualquer projeto musical autoral, de artista solo ou banda, de qualquer estilo, cidade, estado ou país.  

Sim, os SHOWCASES são de acesso livre e gratuito ao público em geral pelo portal da SIM e canal da SIM no Twitch.

Os COQUETÉIS DE NETWORKING são eventos de relacionamento entre parceiros da SIM São Paulo e credenciados. Cada parceiro tem duas horas para apresentar seus artistas para profissionais do mercado e também para o público em geral interessado em nova música. Na versão virtual, alguns profissionais do mercado serão convocados para acompanharem e darem feed-back aos artistas em tempo real, gerando conexão imediata e incentivando novas parcerias e negócios. 

As inscrições para as sessões de pitch de artistas, festivais e startups de música e tecnologia serão feitas na SIM COMMUNITY e estão disponíveis somente para assinantes ou credenciados. As sessões acontecerão nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2020.

Existem três formas de tocar na SIM SÃO PAULO: 1) se inscrevendo nos SHOWCASES OFICIAIS via formulário no site do evento de 26/08/2020 a 27/09/2020. Serão escolhidos 40 projetos musicais para se apresentarem entre 2 e 5 de dezembro; 2) fazer parte de algum evento da PROGRAMAÇÃO COLABORATIVA. Fale com seu selo, agência, comissão da sua cidade ou país, coletivo, bandas parceiras e formule uma proposta para fazer parte dos finais de semana de novembro da SIM; 3) ou nos COQUETÉIS DE NETWORKING de 2 a 5 de dezembro. Parceiros irão apresentar seus artistas em faixas de duas horas para profissionais do mercado e público em geral. Peça para a comissão de sua cidade, estado ou país organizar um COQUETEL DE NETWORKING na SIM. 

Não. Pode apenas participar todo e qualquer projeto musical autoral, de artista solo ou banda, de qualquer estilo, cidade, estado ou país.  

Pode. Este ano teremos a PROGRAMAÇÃO COLABORATIVA, espaço que a SIM São Paulo abre para que empresas, instituições, festivais, coletivos, consulados, escritórios e agências de exportação, artistas, casas de show, profissionais em geral possam propor seus eventos e apresentar seus projetos na programação oficial da SIM.

As inscrições com as propostas de eventos serão feitas através de formulário no portal da SIM São Paulo de 26/08/2020 a 18/09/2020. Serão escolhidas até 40 propostas de Programação Colaborativa, que se apresentarão entre 14h e 00h dos dias 07, 08, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de novembro (sábados e domingos) de 2020.

A SIM é uma feira de negócios, portanto, não há cachê ou ajuda de custos com despesas de viagem para realização de showcases no estúdio da SIM São Paulo ou de estrutura de som, vídeo e internet em qualquer lugar escolhido pelo artista para realização da apresentação. 

No caso dos SHOWCASES OFICIAIS, todos os integrantes oficiais das bandas selecionadas ganharão uma PRO-BADGE (credencial individual e intransferível) que dá acesso livre a todas as atividades e ações da SIM SÃO PAULO 2020 e à SIM Community até o dia 31/12/2020. No caso de artistas solos selecionados, ganharão uma PRO-BADGE o artista e os músicos que o acompanharem na apresentação do showcase. Cada banda/artista tem direito a mais 2 (duas) PRO-BADGES para 2 (dois) membros de sua equipe a sua escolha (empresário, produtor, etc.).

Músicos e equipe que participarem da PROGRAMAÇÃO COLABORATIVA ou COQUETEL DE NETWORKING também ganham a PRO-BADGE. Consulte o regulamento da inscrição ou fale com nossa produção: [email protected]

SIM. Os shows CONTRATADOS para ações da SIM, como festa de abertura, evento de encerramento e eventos especiais de patrocinadores, recebem cachê, sim. 

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil