INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OS SHOWCASES OFICIAIS DA SIM SÃO PAULO 2020

PROBLEMAS RESOLVIDOS: INSCRIÇÕES ESTÃO DE VOLTA!

Já estão abertas as inscrições para os showcases da SIM São Paulo 2020 para artistas de todo mundo. O evento, que já era reconhecido como uma das maiores feiras do mercado musical no mundo, torna-se agora parte de uma plataforma de conteúdo, disponível durante todo o ano. Por conta das restrições impostas pela pandemia do Covid-19, a edição 2020 da SIM será totalmente online e acontecerá entre os dias 3 de novembro e 6 de dezembro.

 

Os Showcases Oficiais, que tradicionalmente aconteciam na sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo, este ano serão transmitidos virtualmente nos dias 2, 3, 4 e 5 de dezembro, das 14h às 20h. Os artistas poderão participar diretamente de suas cidades ou a partir de um estúdio montado pela SIM na cidade de São Paulo seguindo todos os protocolos de segurança.

Um dos principais momentos da SIM, os showcases geram grande visibilidade aos artistas que são criteriosamente selecionados pelo Conselho Consultivo da feira. E nesta edição, o número de apresentações aumentou para 40. No ano passado foram quase 2800 inscritos, de 26 estados brasileiros e 37 países. A novidade deste ano é que a cada dia, um showcase dia será reservado a um artista escolhido através da plataforma SIM Transforma de conexão com a periferia. 

“Selecionamos artistas de diferentes estilos e formações musicais e que se encontram em diferentes etapas de carreira. Cada artista que se inscreve tem uma expectativa no evento: alguns querem formar público, criar uma equipe ou fazer negócios no Brasil; outros querem exportar conteúdo”, comenta a diretora do evento Fabiana Batistela.  

Entre os nomes que já se apresentaram na SIM São Paulo estão: Tássia Reis, As Bahias e a Cozinha Mineira, Paula Lima, Plutão já foi Planeta, Miss Bolivia (Argentina), Luedji Luna, Terno Rei, Allie X (Canadá), Linn da Quebrada, Guizado, Tim Bernardes, Molho Negro, Tiê. Xênia França e Bixiga 70 entre muitos outros de uma extensa lista,

Romero Ferro, que se apresentou no ano passado, já era frequentador da feira e comenta a importância do evento. “Eu conheço a SIM são Paulo desde 2017; sou formado em música e em canto popular e nunca tinha ido a nada tão voltado ao mercado, isso mudou minha cabeça como artista e comecei a prospectar como eu ia levar meu trabalho até lá”, diz. O cantor pernambucano se preparou por dois anos e, em 2019, finalmente subiu ao palco da SIM. “Foi uma noite muito bonita e a partir dela vieram várias outras coisas. Um contratante de Portugal assistiu ao showcase e entrou em contato; a partir daí, fechamos uma turnê pela Europa”. Na opinião de Romero, a chave para uma boa apresentação está na preparação: “um conselho que eu daria para um artista novo é de ir à feira antes de fazer o show. Eu aprendi muito indo antes e entendendo como aconteceu, vendo outros artistas. As pessoas vão olhar pra você de outra forma se você estiver pronto”.

São 20 minutos para cada apresentação, nesse tempo os artistas têm a chance de mostrar seu trabalho para programadores de festivais e casas de shows, donos de selo, jornalistas e diversos outros agentes da música do mundo todo.

Filipe Catto, destaque da edição de 2018, comenta as oportunidades que surgiram a partir da apresentação: “foi ótimo porque logo em seguida a gente fechou shows em Nova York e Washington”. Catto destaca ainda a troca de experiências: “é uma oportunidade de fazer networking, conhecer pessoas, trocar informações, principalmente nesse momento em que estamos tão enfraquecidos. Também é importante conhecer artistas mais jovens, entender o que está surgindo, conhecer gente fora da nossa bolha”.

A banda Tuyo, que também se apresentou em 2018, vê a SIM como facilitadora. Além de possibilitar encontros, levanta temas que ajudam a entender a engrenagem do universo da música. “O grande desafio é saber aproveitar isso tudo, saber quais ferramentas você tem pra oferecer e o que de fato você procura, seja como artista ou como contratante. A SIM é um catálogo gigantesco de contatos, o negócio é se preparar antes, fazer sua listinha e explorar cada canto do que ela tem para oferecer”, afirmam os integrantes.

E a edição da SIM 2020, que tem como tema Música Viva!, vem ainda maior, com 70 painéis, entre palestras, debates, workshops e meetups com convidados de diversos países. A base está em quatro pilares: inovação, informação, conexão e motivação. 

Os interessados em participar dos showcases devem fazer a inscrição aqui no site entre os dias 26 de agosto e 27 de setembro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil