SIM NEWS

JOTA.PÊ, CANTOR PAULISTANO QUE ESTARÁ NO PITCH DE NOVOS ARTISTAS

A nona edição da Semana Internacional de Música de São Paulo acontecerá entre os dias 1 a 5 de dezembro e, dessa vez, o PITCH DE NOVOS ARTISTAS ganha corpo e novos parceiros para revelar tendências e movimentos artísticos.

Com uma previsão inicial de 15 candidatos, a escolha foi ainda mais abrangente, contemplando 18 nomes. Na última sexta-feira, 12 de novembro, foram anunciados os finalistas que se apresentarão por dez minutos diante de uma banca de especialistas e compradores da música, representantes de selos, gravadoras, agências, casas de shows e eventos de várias partes do Brasil e do mundo. Três festivais, o Lisbon International Music Networking (MIL), de Lisboa, Portugal, o Festival SeRasgum (Belém, PA) e o Festival CoMA (Brasília, DF), estarão presentes com a missão de escolher um artista cada para compor seus lineups em 2022 com passagens pagas pela SIM São Paulo! As apresentações acontecerão nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, às 19h, em formato online pela plataforma de lives Taboom! (taboom.com).

Entre os 18 finalistas está Jota.Pê. Oriundo de uma família musical, em que o avô tocava chorinho, a avó cantava na igreja e um tio era maestro, JotaPê canta e toca desde os dez anos de idade e construiu uma carreira que o levou a tocar em inúmeros palcos pelo Brasil e realizar parcerias com vários nomes da cena independente; tem músicas gravadas por outros artistas e foi um dos participantes do programa The Voice Brasil, onde foi bastante elogiado por sua voz e estilo. “Eu me defino como um artista de MPB, justamente porque dentro disso, existem muitas possibilidades, gosto muito de uma definição que me sugeriram para o meu release, que diz: ‘de Jorge Ben a Caetano Veloso passeando pelo manguebeat de Chico Science’”, diz o artista.

O primeiro álbum de Jota.Pê, Crônicas de um sonhador, foi lançado em 2015, com músicas compostas por ele entre os 15 e 19 anos de idade, e o trabalho mais recente é o EP Garoa, em que fala sobre respirar fundo em momentos difíceis e que acabou dando origem a um mini-documentário contando a história de quatro personagens que participaram do clipe da música título: A escritora e performer Tula Pilar, o chef Val Luna, a atleta Ana Luiza Garces, e a mãe de santo Jurema Para Assu.

Desde 2018 Jota.Pê tem se apresentado quase sempre com um trio formado pelos músicos Marcelo Mariano (baixo) e Kabé Pinheiro (bateria e percussão) e recentemente desenvolveu um novo projeto, Avuá, junto à cantora  e compositora Bruna Black.

Entre os planos futuros existe uma negociação para uma turnê pela Europa em 2022 e a participação no Pitch de Novos Artistas da SIM São Paulo. Quando perguntado como recebeu a notícia e o que imagina para a apresentação, ele responde rapidamente: “Fui pego de surpresa,kkkk… fiquei sem acreditar que era eu mesmo no início. Sobre o que apresentar, eu acho que vou fazer o que faço de melhor, tocar”, e completa: “É muito importante proporcionar o encontro de artistas com as pessoas que fazem as coisas acontecerem no meio da música, gente que pode nos ensinar a gerir e planejar melhor nossos caminhos e objetivos. Eu acredito muito numa frase feita, que parece boba, mas para mim faz muito sentido, “existe um tipo de sorte que ocorre quando a preparação encontra uma oportunidade”.

Ouça mais músicas do Jota.Pê aqui:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil