MAPA DOS FESTIVAIS ESTIMULA A DESCOBERTA DO BRASIL PELA MÚSICA

Já imaginou um site com uma agenda de festivais de norte a sul do Brasil e com dicas de como chegar até eles e aproveitar a experiência da melhor forma? Lançado na mesa Novos Projetos para 2020 da SIM 2019, o Mapa dos Festivais é exatamente isso! Além de um calendário com informações sobre os eventos cadastrados, a plataforma oferece aos usuário opções de hospedagem, dicas de como ir e voltar, entre outras funcionalidades para facilitar a vida de quem gosta de viajar para curtir bons shows. “A gente brinca que é o Google Flights dos festivais, porque se a pessoa já sabe o festival que ela quer ir, ela digita lá o nome e vem todas as informações. E se ela não sabe, ela vai descobrir novos festivais. A gente quer estimular que as pessoas descubram o Brasil através dos festivais de música”, revela Juli Baldi, idealizadora do projeto.

“A gente já tinha essa ideia há uns dois anos, mas era para simplesmente cadastrar 30 festivais independentes do Brasil e fazer um relato sobre esses festivais, uma cobertura jornalística. Depois de termos acesso às informações da pesquisa da Sympla com a SIM São Paulo, de que são mais de 2000 festivais de música no Brasil, a gente percebeu que tinha que ampliar esse leque e transformar essa ideia, que era de registro histórico, em produto”, conta a curadora que apresentou o Mapa dos Festivais nos Pitches de Startups Música e Tecnologia da SIM.

“Foi importante lançar o projeto na SIM porque se trata de um público é extremamente qualificado, que prestou atenção enquanto a gente falava e apresentava o projeto. Acho que a coisa mais difícil do mundo, pra todo mundo, é ter a atenção das pessoas… E toda a indústria do Brasil e do mundo está presente no evento, foi fundamental para iniciarmos o diálogo com produtores”, conta reforçando o papel do Mapa como parceiro estratégico de mídia e divulgação. “Os festivais que estão na primeira edição, que não tem condições de ter um site legal, que não tem muita estrutura, podem usar a página do Mapa dos Festivais para colocar todas as informações de line-up, como chegar, onde ficar, tudo lá”.

Mapa dos Festivais ainda está em sua primeira fase, com cerca de 160 festivais em sua base de dados, e tem a meta de chegar a mais de 900 até o final de 2020, incluindo eventos de diversos gêneros, do indie ao funk, passando por pop, rock, hip hop, gospel, sertanejo, brega, etc. “Queremos melhorar o site, fazer um aplicativo e ter novas funcionalidades. Por enquanto, a gente tá cadastrando os festivais na mão. Até o final de março, vamos ter uma área para o próprio produtor cadastrar e manter seu festival atualizado de maneira independente,” conta e adianta os planos de também desenvolver perfis para fãs e artistas na plataforma: “A gente também quer que o fã de música tenha o seu login para salvar os festivais em que quer ir, mandar pros amigos e começar a planejar uma viagem através do site. E que os artistas também tenham sua própria página para o fã seguir e receber notificações de quando o artista estiver tocando em determinado festival”.

Entusiasmada, Juli compartilha os planos para o futuro: “A gente quer crescer até ter palco em festivais, fazer showcases de festivais e artistas pelo Brasil, expandir bastante. Até o final de 2020, a gente quer fazer a tradução para inglês e espanhol, porque vai ser muito útil pra quem for de fora e quiser conhecer o Brasil e a música brasileira. Outra funcionalidade que vamos colocar no ar até o fim do ano é o blog. Queremos ter muito conteúdo além das informações sobre os festivais nas páginas deles: escrever sobre cenas, fazer recortes de região, etc., para que as pessoas se interessem em sair de suas cidades e casas para conhecer novas experiências, novos festivais e novos artistas”.

“É um desafio bem grande, mas ficamos muito felizes quando a pessoa acessa o Mapa, navega e começa a pirar em ‘ah mas vocês poderiam fazer isso, fazer aquilo’. É muito legal ver as pessoas sonhando com a gente, enxergando que tem potencial”, conclui ressaltando a importância de feedback dos usuários para que a plataforma se desenvolva da melhor forma para todes.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil