SIM NEWS

O POP CURIOSO DO DUO BAIANO TAXIDERMIA NO PITCH DE NOVOS ARTISTAS DA SIM

A nona edição da Semana Internacional de Música de São Paulo acontecerá entre os dias 1 a 5 de dezembro e, dessa vez, o PITCH DE NOVOS ARTISTAS ganha corpo e novos parceiros para revelar tendências e movimentos artísticos.

Com uma previsão inicial de 15 candidatos, a escolha foi ainda mais abrangente, contemplando 18 nomes. No dia 12 de novembro foram anunciados os finalistas que se apresentarão por dez minutos diante de uma banca de especialistas e compradores da música, representantes de selos, gravadoras, agências, casas de shows e eventos de várias partes do Brasil e do mundo. Três festivais, o Lisbon International Music Networking (MIL), de Lisboa, Portugal, o Festival SeRasgum (Belém, PA) e o Festival CoMA (Brasília, DF), estarão presentes com a missão de escolher um artista cada para compor seus lineups em 2022 com passagens pagas pela SIM São Paulo! As apresentações acontecerão nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, às 19h, em formato online pela plataforma de lives Taboom! (taboom.com).

Entre os selecionados está o duo baiano Taxidermia, um projeto de pesquisa e experimentação sonora idealizado e dirigido por Jadsa e João Milet Meirelles. A parceria entre Jadsa e João começou em 2014 na criação de trilhas sonoras para peças do Teatro Vila Velha, em Salvador (BA). Desde então, trabalharam juntos em lançamentos de Jadsa com produção assinada por João: O EP Godê (2015) e o disco Olho de Vidro (2021), que recentemente foi indicado ao prêmio Multishow 2021 como melhor álbum do ano.

Em 2020, o Taxidermia ganhou corpo como banda com o primeiro EP, Taxidermia Vol.1, cujo processo de criação e finalização foi todo virtual e que contou com a colaboração de artistas como Jéssica Caitano, Bruno Abdala, Pedro Bienemann e Caio Terra.

Muito bem recebido pela crítica o EP foi lançado pelo selo paulista Balaclava, e abriu portas para apresentações em espaços como o programa Cultura Livre e o Festival Radioca, que acontece em Salvador.

Em 2021 a banda lançou, dois singles, Lava e Taxidermia Punk,  para anunciar o segundo EP, Outro Volume, que tem participações de Kiko Dinucci, Juçara Marçal, Chico Correia, Bruno Abdala e Caio Terra. “Assim como Taxidermia Vol.1, o Outro Volume não se prende ao tempo ou a gêneros musicais, a gente gosta de dizer que a banda faz um ‘pop curioso’, mas este volume vem com músicas com mais contrastes e bases mais pesadas. Puxadas mais para o dub, mas ainda mantendo nosso ponto de partida do pop”, conta João.

“Acho que as letras estão mais sólidas. Acontece uma narrativa entre elas e que também se comunica diretamente com o primeiro volume. Passamos mais tempo gravando, e com isso conseguimos nos atentar mais a cada detalhe das faixas”, completa Jadsa.

Sobre a participação no PITCH DE NOVOS ARTISTAS eles contam que quem recebeu a notícia foi a produtora, Maíra Morena, que fez a inscrição e ficou acompanhando as atualizações pelas redes da SIM. “Ficamos felizes demais com a seleção, queríamos muito que acontecesse! Inclusive, preparamos um material exclusivo para o pitch, uma performance gravada ao vivo de duas das nossas faixas: Xirê e Taxidermia. A ideia dessa apresentação é mostrar um aspecto marcante da banda, que é a possibilidade de ocuparmos espaços diversos com nosso show: de grandes casas de espetáculos a pequenas galerias. Não vemos a hora!” e completam falando sobre a importância dessa participação: “Nem precisamos falar da relevância da SIM São Paulo pra música no Brasil, é  um momento importante de confraternização, aprendizado e articulação entre artistas, produtores e outras pessoas que trabalham no setor.  Participar do Pitch da SIM é um acontecimento que abre possibilidades de conexão com contratantes e, consequentemente, com o público. Pra nós, que pretendemos circular bastante em 2022, é uma oportunidade incrível de fazer isso acontecer mostrando e falando um pouco mais do nosso trabalho”.

Boa sorte ao Taxidermia!

Ouça aqui mais músicas do Taxidermia:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias:
,

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil