SIM NEWS

PRECISAMOS CUIDAR DA SAÚDE MENTAL NO MERCADO DA MÚSICA, E ISSO É POSSÍVEL!

A nona edição da SIM São Paulo, que acontece entre os dias 1 e 5 de dezembro, trará uma série de atividades pela saúde mental no mercado musical, elaboradas em parceria com o AHA! Desenvolvimento de Potenciais, empresa dedicada a disseminar um olhar integral para a vida e saúde das pessoas.

Essa ação pioneira, que irá incluir atividades online e presenciais realizadas entre os dias 2 e 4 de dezembro, abordará temas como autoconhecimento e estímulo da confiança e da comunicação assertiva.
A iniciativa tem importância potencializada por ser a primeira a lançar um olhar específico aos profissionais da música que, segundo pesquisas, sofrem de transtornos como depressão, ansiedade e pensamentos destrutivos em um número duas vezes maior do que no restante da população.

Diante da realidade do mercado musical, que por vezes inclui níveis altos de estresse, dificuldades econômicas e jornadas longas, é necessário entender a importância dos cuidados com a saúde mental, o quanto isso é determinante em nossas vidas e sempre que necessário procurar ajuda.

Infelizmente, ainda hoje existem alguns estigmas que impedem que as pessoas procurem ajuda e acabem abrindo mão de uma vida mais plena e feliz. Muita gente teme uma repercussão negativa, que isso possa afetar sua carreira, que pareça fraqueza e até mesmo pela dificuldade de aceitar o próprio problema.

Outro argumento bastante disseminado é que tratamento psicológico é algo caro e inacessível, o que definitivamente não reflete mais a realidade do nosso país. Hoje em dia há por todo o Brasil inúmeras instituições, universidades, clínicas e profissionais que, entendendo a importância desse cuidado, oferecem o atendimento gratuito ou com preços sociais, fazendo com que essa prática seja acessível a boa parte da população.

Listamos abaixo algumas opções para quem precisar ou quiser procurar atendimento:

INSTITUTO SEDES SAPIENTAE

Oferece serviço de atendimento psicoterápico a preços acessíveis ou com isenção de pagamento. A decisão pelo pagamento ou pela isenção dependerá de análise conjunta do usuário com o terapeuta. Para maiores informações entre em contato pelo telefone (11) 366-2735, de segunda à sexta-feira das 10h00 às 16h00.

CEP (CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS)

Oferece serviços a preços acessíveis, priorizando sempre o atendimento. As entrevistas de triagem podem ser agendadas pelos telefones (11) 3675-4159 ou (11) 3862-4163 e através do Whatsapp (11) 97669-2797.

SINPESP (SINDICATO DOS PSICANALISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO)

Oferecem etendimento psicológico em suas duas clínicas. Os interessados em passar pelo atendimento devem entrar em contato através doWhatsApp 11 96331-4881 e agendar uma entrevista no valor de R$10.

UNIVERSIDADES E CENTROS DE ESTUDO

Várias universidades como a PUC, UFPR e a Universidade de Guarulhos oferecem atendimento gratuito, no entanto na maioria das vezes os atendimentos são realizados em períodos coincidentes com o ano letivo.

Existem ainda sites que indicama serviços disponíveis como o caso do Instituto Direitos & Igualdade que fornece uma lista de atendimento gratuito no Rio de Janeiro e Niteroi ou o Mapa da Saúde Mental, com indicações em todo o país. Lembrando que com o advento da pandemia alguns locais mudaram as regras de atendimento, então sempre é bom checar.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias:
,

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil