SIM NEWS

QUEBEC TRAZ A NOVA CENA DO HIP HOP CANADENSE À NONA EDIÇÃO DA SIM

Em mais um ano de parceria com a SIM São Paulo, a SODEC, agência de apoio às indústrias culturais de Quebec, traz à SIM São Paulo destaques da produção da província canadense, e dessa vez a ênfase vai para a incrível e diversa cena do Hip Hop local. Durante o Coquetel de Networking Quebec, que acontece no dia 2 de dezembro a partir das 17h, acontecerá a exibição de shows de cinco artistas que fizeram parte do line up do festival M for Montreal, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de novembro: Backxwash, Magi Merlin, Nate Husser, Skiifall e SLM.

Conversamos com Jean-Philippe Sauvé, delegado para assuntos internacionais da SODEC (Sociedade para o Desenvolvimento de Empreendimentos Culturais) que falou sobre a parceria com a SIM São Paulo: “Esta será a 6ª edição da SIM São Paulo na qual o Quebec é parceiro de apresentação e o segundo ano em que o M for Montreal (um festival de renome mundial) apresenta uma vitrine virtual. Existe uma afinidade natural entre a cena musical atual de Québec e os sons que estão surgindo na SIM São Paulo. Isto fica evidente ao longo do ano apenas pela incrível reação dos amantes da música brasileira às bandas de Quebec que têm sido apresentadas, como Afrotronix, Les Deuxluxes, Vox Sambou, Pierre Kwenders, Land of Talk, só para citar alguns. Também aconteceram grandes colaborações business-to-business ao longo dos anos, com gravadoras, produtores e programadores de festivais brasileiros locais que desejam trabalhar com artistas de Quebec no mercado brasileiro. E, ao mesmo tempo, os programadores de festivais baseados em Quebec puderam estar em contato com o incrível talento brasileiro exposto na SIM São Paulo, alguns receberam convites para tocar aqui em Quebec.”

Sobre a ação na edição desse ano da SIM São Paulo, com a exibição das apresentações pré-gravadas de artistas canadenses ele explica: ” O festival M for Montreal fez um trabalho incrível, criando uma experiência muito cinematográfica com o showcase virtual de hip-hop que será programado na SIM São Paulo. Esta não é um showcase típico, todos os aspectos da produção foram meticulosamente arranjados para criar algo especial e único.”

Jean-Philippe conclui falando sobre a escolha de artistas de hip-hop: “Até agora, o hip-hop não tinha sido apresentado com freqüência em nossos showcases na SIM, embora a força da cena hoje em dia em Montreal e em todo o Quebec seja óbvia. E muitos dos artistas dessa apresentação estão realmente tão envolvidos em outros estilos (funk, r&b, metal), quanto estão com o hip-hop. As bandas escolhidas (SLM, Magi Merlin, Nate Husser, Skiifall e Backxwash) foram selecionadas pela equipe de programação do M for Montreal, privilegiando os artistas que estão prontos para entrar no palco internacional.”

Saiba mais sobre os artistas participantes :

BACKXWASH

Ashanti Mutinta é uma produtora e rapper baseada em Montreal mas nascida e criada na Zâmbia. Sob o nome Backxwash, tornou-se uma das vozes mais poderosas do underground e a principal representante do Horrorcore Queer, estilo musical que mistura hip hop, Industrial e metal. Como mulher trans negra, enfrentou muitas adversidades e expressa isso de maneira pungente em sua música. Seu trabalho se tornou mais conhecido com o álbum God Has Nothing to Do With This Leave Him Out of It, com o qual venceu o prestigiado prêmio Polaris 2020.

 

SLM

SLM (pronuncia-se “Slim”) ainda é um nome novo, mas seu crescimento tem sido exponencial. Com pouco mais de um ano de carreira, conseguiu ser reconhecida durante a pandemia ao aproveitar o alcance das apresentações on-line. Seu álbum de estreia, SLM: The Complete Flex Season last winter, vem repleto de canções que tratam de empoderamento e emancipação, evidenciando seu desejo de romper limites. Sem medo de ser inquietante e provocadora, ela se coloca em risco para enfrentar novos desafios, destacando o profundo fracasso do racismo sistêmico. Mesmo assim ela não se considera uma ativista: sua existência como artista negra é um ato político em si.

 

MAGI MERLIN

Com apenas 23 anos de idade, a cantora e compositora Magi Merlin em pouco tempo se tornou uma figura conhecida na cena musical de Montreal. Envolvente, sedutora e sem medo de expressar suas ideias, faz uma música com uma inteligente fusão de Hip Hop, R&B e música pop, bastante evidente em seu single So Smooth, lançado no ano passado. Em 2021 Magi já lançou dois singles, Mock meat e To The Beach, e o excelente Drug Music EP.

 

NATE HUSSER

Uma das figuras mais reconhecidas internacionalmente do hip-hop de Montreal e autoproclamado “LeBron James of Montreal hip-hop”, Nate Husser começou em uma banda mas logo partiu para uma carreira solo com a qual conquistou visibilidade e respeito na cena. Com uma voz peculiar e a qualidade de suas letras, nos últimos anos Nate ganhou inúmeros prêmios e a atenção da crítica em vários países. Após o mini-álbum Geto Rock For The Youth de 2017, e a série narrativa dos EPs Minus 23, 6º e 23 em 2018-2019, neste verão ele lançou Adult Supervision, álbum que conta com a participação de Mick Jenkins e Jean Deaux.

 

SKIIFALL

Originário da ilha caribenha de St. Vincent e baseado no distrito de Notre-Dame-de-Grâce, em Montreal, Skifall começou a se dedicar à música através do apoio de um professor e da participação no estúdio comunitário NotBadSound. Desde então as coisas aceleraram rapidamente: sua faixa Ting Tun Up ganhou elogios da cantora de R&B Jorja Smith e do DJ da BBC Radio 1 Benji B. Virgil Abloh, conhecido designer de moda e diretor artístico das grifes Louis Vuitton e Off-White, pediu a Skiifall para assinar a trilha sonora de uma de suas últimas campanhas publicitárias, e desde então várias gravadoras britânicas começaram a apresentar propostas de contrato. Seu primeiro EP, Woiiyoie Tapes vol. 1, foi lançado em agosto passado.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias:
, ,

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil