SIM NEWS

RICO MANZANO TRAZ SEU LO-FI TROPICAL AO PITCH DE NOVOS ARTISTAS DA SIM SÃO PAULO

A nona edição da Semana Internacional de Música de São Paulo acontecerá entre os dias 1 a 5 de dezembro e, dessa vez, o PITCH DE NOVOS ARTISTAS ganha corpo e novos parceiros para revelar tendências e movimentos artísticos.

Com uma previsão inicial de 15 candidatos, a escolha foi ainda mais abrangente, contemplando 18 nomes. Na última sexta-feira, 12 de novembro, foram anunciados os finalistas que se apresentarão por dez minutos diante de uma banca de especialistas e compradores da música, representantes de selos, gravadoras, agências, casas de shows e eventos de várias partes do Brasil e do mundo. Três festivais, o Lisbon International Music Networking (MIL), de Lisboa, Portugal, o Festival SeRasgum (Belém, PA) e o Festival CoMA (Brasília, DF) estarão presentes com a missão de escolher um artista cada para compor seus lineups em 2022 com passagens pagas pela SIM São Paulo! As apresentações acontecerão nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, às 19h, em formato online pela plataforma de lives Taboom! (taboom.com).

Entre os selecionados está o paulistano Rico Manzano que, embora tenha lançado seu primeiro trabalho solo apenas no ano passado, já tem um longo currículo na música, entre outras coisas como produtor musical, músico, compositor e beatmaker. “Trabalho e trabalhei com diversos artistas nos últimos anos, produzi muitas trilhas sonoras para filmes e documentários também. Apesar de ter navegado por muitos caminhos, a música sempre esteve presente na minha vida. Estive no background por muito tempo, seja na produção musical, na produção executiva, como advogado no direito autoral ou tocando em bandas”, explica o artista.

O primeiro single de Rico Manzano saiu no final do ano passado, e, depois de uma sequência de músicas, finalmente em outubro de 2021 lançou o primeiro EP, Trop!cal Lo-fi. “Eu realmente busco uma sonoridade diferente de tudo o que está rolando e com referências que muitas vezes não têm nada a ver com o tipo de som que faço, mas que de alguma forma consegue se encaixar nos ‘beat’, porque a música, no final, é uma só”, conta Rico que define sua música como o resultado de um estudo de longa data sobre a mistura de sons eletrônicos e orgânicos, sonoridades tradicionais e modernas.  “Não esperava que um som instrumental, em um beat lento, fosse alcançar os plays que alcançou. Em menos de um ano já somamos mais de 400 mil plays em todas as plataformas de streaming”, diz.

Sobre a sonoridade do EP, Rico explica:  “É uma mistura de Lo-fi com Hip Hop, Funk Brasileiro, Músicas Tradicionais, MPB, Jazz e R&B. Acredito que realizei o primeiro show de Lo-fi presencial no Brasil, show esse que aconteceu na Vila Itororó, em São Paulo, em outubro de 2021. Meu objetivo maior, musicalmente, é conseguir unir a essência de Bonobo com João Donato”, uma mistura e tanto! Sobre planos futuros, Rico adianta que já está previsto o lançamento de diversos singles e um álbum com muitas participações especiais.

Ansioso pela participação no Pitch de Novos Artistas da SIM, Rico afirma estar honrado por participar de um grupo tão seleto, e fala sobre a importância da apresentação: “O Pitch é extremamente importante para novos artistas pois é uma oportunidade de demonstrar seu trabalho para pessoas muito qualificadas e influentes do mercado musical. Eu acredito muito nas conexões e acho que muitas portas podem se abrir a a partir deste Pitch. Acho também que é fundamental a nível estratégico para qualquer artista se inscrever nas feiras de músicas e participar delas. Muita inspiração se pode absorver destes espaços, seja nas mesas de debate, seja nos Showcases e Pitches Acredito que o formato de show que proponho, sonoridade e correlação com diferentes estilos e culturas pode chamar atenção da banca”.

E como aconteceu com a maioria dos selecionados, Rico disse que foi surpreendido com a notícia: “Nossa, foi um susto! Eu realmente não achei que seria selecionado por ser um trabalho tão recente, e estou muito feliz que rolou! Estamos preparando uma apresentação bem especial, com material inédito, nos aguardem”.

 

Boa sorte ao Rico!

Ouça mais músicas de Rico Manzano aqui:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil