UBC LANÇA E-BOOK GRATUITO SOBRE ACELERAÇÃO DE CARREIRA

Fundada há quase oito décadas, a UBC, União Brasileira de Compositores, é uma associação sem fins lucrativos, dedicada à promoção dos interesses dos detentores de direitos autorais de músicas, distribuição de rendimentos e desenvolvimento cultural. Entre as inúmeras atividades desenvolvidas pela entidade se destacou o Projeto Impulso, uma iniciativa de aceleração musical, aberta a todos os associados que quisessem alcançar um outro nível em suas carreiras.

O orientador do projeto, Iuri Freiberger conta que há dois anos encontrou com Elisa Eisenlohr, que na época trabalhava na UBC como gerente, em um workshop sobre o futuro do ecossistema da música. Em dezembro daquele ano eles se reencontraram na SIM Sâo Paulo, e ali foi convidado a ajudar na criação de um projeto de aceleração de carreiras, que se transformou no Projeto Impulso, visando ajudar os associados a alcançarem suas metas, melhorarem a gestão da sua carreira e entenderem melhor aspectos relacionados a criação artística, marketing/comunicação em redes, patrocínios e parcerias com marcas, organização de tarefas, direitos autorais e outros temas.

“O Projeto Impulso veio em um momento muito divisor de águas para mim, eu estava prestes a iniciar o processo de lançamento do meu álbum FERRO, e a união com a UBC e com todos os mentores só potencializou mais o trabalho. Consegui aproveitar ao máximo, e criar relações com pessoas importantes da indústria”, conta Romero Ferro, um dos artistas selecionados, ao lado da banda Mulamba e Canto Cego para desenvolver seus projetos ao longo de um ano.

Durante esse período, os artistas receberam orientações fundamentais para o desenvolvimento de suas carreiras; “Tivemos muitas mentorias que nos ajudaram muito, porque esclareceu muitas coisas, que a gente não entendia, tínhamos dúvidas, Os papos foram muito legais, Até hoje eles nos dão a maior força, continuam mandando novidades, isso foi a coisa mais incrível, o networking, sanar dúvidas Nos beneficiamos bastante, fechamos contratos com a editora Universal, com a distribuidora Altafonte, e pela primeira vez recebemos um adiantamento, foi um dinheiro que nos salvou na quarentena. A UBC nos deu esse impulso, importante ter uma empresa que reconheça esses artistas, que invista, fora todo o gerenciamento de carreira que eles fizeram com as bandas selecionadas. Conversamos com pessoas que jamais imaginamos, seria difícil ter esses contato, não conseguiríamos chegar nelas tão facilmente, e a UBC fez essa ponte”, conta Naíra Debértolis, da banda Mulamba.

No ano passado a UBC participou da SIM São Paulo, promovendo um Coquetel de Networking em que as três bandas se apresentaram, e tiveram a oportunidade de ampliar ainda mais as suas conexões. “O show foi incrível, lotamos a platéia do jardim suspenso, e ali a banda já estava pronta, amadurecida, foi um show incrível”, conta Naíra.

Após essa experiência bem-sucedida, a UBC reuniu numa publicação digital os pontos-chave da primeira edição do Projeto Impulso. os conceitos do projeto foram reunidos em um e-book, que pode ser baixado gratuitamente no endereço ubc.vc/ebook. A publicação é um manual para que qualquer artista possa seguir o método de aceleração exclusivo criado pela UBC e amparado em três pilares: capacitação, mentoria e networking. Pílulas de conhecimento em diversas áreas dadas pelos mentores do Impulso aportam interessantes insights e permitem aos seguidores do método ter um entendimento do tipo 360º sobre sua própria carreira.

“É uma ferramenta sensacional para que as pessoas possam chegar próxima do conceito do Projeto Impulso e da metodologia usada. O e-book traz de forma individual um direcionamento de organização para que artistas e empreendedores no campo da música em carreiras, principalmente compositores, conectados com a UBC, possam encontrar uma forma de desenvolver soluções que ainda não tenham em seu repertório. Essa é a intenção do e-book, apresentar metodologias para a solução de problemas dentro do ecossistema da música”, diz Iuri, que completa:  “Acho que o e-book deixou isso muito claro trazendo os cases, mostrando como os artistas trabalharam, como capturaram esses conceitos que a metodologia trouxe, e o conhecimento oferecido pelos mentores com sua expertise, relações e networking para construir soluções a longo de um tempo. A gente tinha o prazo de um ano, e é interessante perceber no e-book, a evolução dos artistas durante esse período. Não só na arrecadação, mas em diversas outras áreas ali, dentro das categorias do ecossistema da música. Acho que o e-book tem essa propriedade, de ajudar a sistematizar uma forma de solução de problemas dentro do campo da música, carreira, composição, promoção, distribuição, lançamento, etc”.

“O Projeto Impulso se transformou rapidamente numa das senhas da identidade e da cultura da UBC”, disse Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da associação, comentando o projeto e a publicação do e-book. “Aprendemos muito com os projetos escolhidos e no processo de curadoria, com mentores representativos do mercado.”

O e-book pode ser baixado gratuitamente aqui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil