VEJA DICAS DE FILMES E SÉRIES EM QUE A MÚSICA É PROTAGONISTA

Com musicais como A Star Is Born e Dreamgirls, biografias cinematográficas como os recentes Bohemian Rhapsody e Rocketman, clássicos como School of Rock e Almost Famous, até seriados que te prendem do começo ao fim como Sintonia e Atlanta. O universo da ficção é amplo e recheado de histórias emocionantes que têm a música como protagonista.

A SIM São Paulo recomenda alguns filmes e séries disponíveis em diferentes canais de streaming, para quem quiser um bom entretenimento sem precisar sair de casa.

24 Hour Party People (Amazon Prime)
Contando a história da cena musical de Manchester dos anos 70 aos 90, o filme narra a trajetória do repórter Tony Wilson que, após ver um show do Sex Pistols os leva à televisão. Entrando na onda de uma revolução musical, ele criou a lendária Factory Records, lançando carreiras de bandas como Joy Division, A Certain Radio e Happy Mondays.

8 Mile (Amazon Prime)
Jimmy Smith Jr. (Eminem), é um rapper branco buscando sua voz e um sentido para a vida na periferia de Detroit em meados dos anos 90. Passando por dilemas com sua mãe alcoólatra e um relacionamento conturbado, Jimmy enfrenta um grupo rival numa batalha de rimas de seu bairro.

Across The Universe (Amazon Prime)
Uma romance musical nos anos 60 durante uma época turbulenta de guerras, exploração da mente e rock. Jude e Lucy se envolvem, junto de seus amigos, no movimento de contracultura. Um retrato da juventude da época onde a protagonista é a trilha sonora composta com releituras de músicas dos Beatles interpretadas pelos atores e por artistas como Bono (U2), Jeff Beck e The Secret Machine.

Almost Famous (Amazon Prime)
Baseado nas experiências do diretor, Cameron Crowe, como jornalista da Rolling Stone durante os anos 70, o filme conta a história de William Miller, um adolescente apaixonado por música que consegue se passar por um homem mais velho e é enviado pelo editor da revista para cobrir uma tour de sua banda preferida.

Amadeus (Amazon Prime)
O filme, baseado na lenda urbana vianense e no clássico da Broadway, conta a história da queda do gênio musical do século 18, Wolfang Amadeus Mozart. A história é contada a partir do ponto de vista de Antonio Salieri, internado em um hospício relembrando sobre sua relação com Mozart e como orquestrou sua morte.

A Star Is Born (Amazon Prime)
Em um terceiro remake do icônico romance de 1937, Bradley Cooper e Lady Gaga dão vida aos personagens Jack e Ally. Jack é um músico renomado que conhece e se apaixona por Ally, uma artista que estava sem esperanças na carreira. Os dois unem suas almas artísticas tanto nos palcos, quanto na vida. O filme segue a complexa jornada pela beleza e a dor de uma relação que luta para sobreviver.

Atlanta (Netflix)
Criada e estrelada por Donald Glover, a série mostra a história de dois primos que sonham em ser destaque na cena do rap de Atlanta. Earn larga a faculdade para agenciar Alfred e, acompanhar sua jornada de ascensão à fama. O seriado retrata, sem glamourização, a vida comum de jovens negros, lidando com racismo, violência e contradições do dia a dia.

Bohemian Rhapsody (Amazon Prime)
Uma celebração ao Queen e seu extraordinário e lendário vocalista, Freddie Mercury, que desafiou estereótipos e se tornou um dos artistas mais amados do planeta. O filme mostra o crescimento da banda, suas músicas icônicas e o conturbado estilo de vida de Mercury, relembrando a apresentação no Live Aid, uma das maiores performances na história do rock.

Burlesque (Amazon Prime/Netflix)
Uma cantora de grande voz (Christina Aguilera) sai de sua cidade pequena pra ir atrás de seus sonhos em Los Angeles. Ela arruma um emprego de garçonete em um clube, aonde nasceram grandes estrelas. Com ajuda de um amigo, se apresenta para impressionar a dona (Cher) e se torna a principal atração do local, restaurando a antiga glória do lugar.

Dreamgirls (Amazon Prime)
Baseado no premiado musical da Broadway, Dreamgirls conta a história de Effie (Jennifer Hudson), Lorrell (Anika Noni Rose), e Deena (Beyoncé Knowles), três cantoras que estão prestes a descobrir como é ter seus sonhos transformados em realidade. Após ganhar sucesso e serem moldadas em uma máquina de hits, o trio começa a entender que o preço da fama pode ser maior do que esperavam.

Get On Up (Amazon Prime)
Baseado na vida do padrinho do soul, o filme mostra os bastidores de músicas, movimentos e humores de James Brown, levando o público para a jornada de sua infância na pobreza à sua evolução em uma das figuras mais influentes do século 20.

La La Land (Amazon Prime/Netflix)
Uma aspirante a atriz, Mia (Emma Stone) e um dedicado músico de jazz, Sebastian (Ryan Gosling), estão em busca de realizarem seus sonhos em uma cidade conhecida por estragar suas esperanças e quebrar corações. Em Los Angeles, o musical original sobre o cotidiano explora a alegria e a dor de seguir seus sonhos.

Mozart In The Jungle (Amazon Prime)
A série, inspirada no livro de memórias de Blair Tindall, narra a história de Hailey, uma musicista que quer mostrar seu talento, e de Rodrigo, um maestro no auge de seu sucesso que comanda a orquestra de Manhattan. O drama cômico explora o amor, dinheiro, ambição e música ao seguir a trama dos dois protagonistas.

Nowhere Boy (Amazon Prime)
Em Liverpool, 1955, vemos a infância de John Lennon, um jovem de 15 anos problemático e inteligente em uma família cheia de segredos. Em busca de uma família normal, John foge para novas experiências no emocionante mundo do rock, onde encontra Paul McCartney.  A história onde um jovem resiliente encontra sua voz e um ícone cresce no mundo.

Purple Rain (Amazon Prime)
Interpretado por Prince, Kid é um jovem músico de Minneapolis crescendo com sua banda, Revolution, e encontrando na música um escape para a sua tortuosa vida familiar. Enquanto tenta não repetir os erros do pai, ele experimenta a vida noturna, um relacionamento conturbado e a rivalidade com Morris.

Ray (Netflix)
Ray Charles perdeu a visão aos 7 anos de idade, logo após presenciar a morte acidental de seu irmão. Inspirado por sua mãe, achou seu talento nas teclas do piano. O filme retrata sua revolução sonora e os obstáculos enfrentados na vida pessoal, envolvendo a segregação racial institucionalizada no sul dos EUA durante parte de sua carreira.

Rocketman (Amazon Prime)
O filme segue a jornada de transformação da lenda Elton John. Sua emocionante história – contada junto das músicas mais amadas do artista – retrata o garoto da cidade pequena, um tímido pianista prodígio, que virou uma das figuras mais icônicas da cultura pop.

Roxanne Roxanne (Netflix)
No começo dos anos 80, uma adolescente era a MC mais temida nas batalhas de rima em Queen, Nova York. Aos 14 aos, Lolita “Roxanne Shanté” Gooden estava indo bem em seu caminho para virar uma lenda do hip-hop. Tentando manter sua família com seu trabalho, Roxanne precisou se defender dos perigos das ruas de Nova York.

School of Rock (Amazon Prime)
Após ser expulso de sua banda, Dewey Finn (Jack Black) precisa pagar o seu aluguel de alguma forma. Sem querer, ele intercepta uma ligação convidando seu colega de quarto, Ned, para ser professor substituto, e resolve aceitar o emprego usando a identidade de seu roommate. Assim, ele se vê em frente a uma classe de estudantes do ensino fundamental em uma escola de elite e resolve ensiná-los a única coisa que realmente sabe: música.

Sintonia (Netflix)
Criada por KondZilla, a série levou a periferia de São Paulo ao Netflix pelo olhar de três jovens e suas relações com o funk, o tráfico e a igreja. A trama mostra a história de Doni, Nando e Rita, amigos que cresceram na mesma favela, compartilhando sonhos, e as escolhas e caminhos que cada um está tomando na vida adulta.

Tenacious D (Amazon Prime)
Explorando as façanhas de Jack Black e Kyle Gass, duas cabeças de Tenacious D., os três episódios do musical de comédia mostram a banda em situações ficcionais em seu caminho rumo à fama.

The Doors (Amazon Prime)
O filme conta a trajetória da mítica banda de rock dos anos 60 do início de carreira tímido em Los Angeles até o pico de popularidade, com experimentações lisérgicas e abuso de drogas que levaram à morte de seu líder por Morrison (Val Kilmer).

The Get Down (Netflix)
Em Nova York, nos anos 70, vemos o crescimento do hip-hop e do disco pelos olhos de um grupo de adolescentes: Zeke, um jovem poeta, e Shaolin Fantastic, um grafiteiro e aspirante a DJ, formam uma dupla com o sonho de se tornarem um sucesso; e Mylene, sonha em se tornar uma cantora de disco e ganhar o mundo. Entre os obstáculos, estão as várias gangues da área, a pobreza e a violência vividas no Bronx.

The Music Never Stopped (Amazon Prime)
Quase 20 anos depois de seu filho, Gabriel, ter fugido de casa, Henry e Helen descobrem que ele estava no hospital. Apesar de benigno, o tumor cerebral havia afetado sua memória. Percebendo que respondia à música, Henry procura por um musicoterapeuta que descobre que, quando Gabriel ouve suas músicas preferidas, ele volta a se relacionar com o mundo.

The Pianist (Amazon Prime)
Adaptação baseada na autobiografia do compositor e pianista polonês Wladyslaw Szpilman, que tocou a última música ao vivo ouvida nas rádios polonesas antes do ataque nazista. A obra mostra como Szpilman sobreviveu à Segunda Guerra Mundial, escapando de uma ronda que levou sua família a um campo de concentração e, eventualmente, reencontrou seu talento.

The Runaways (Amazon Prime)
Baseado no livro autobiográfico de Cherrie Currie, interpretada por Dakota Fanning,  o filme acompanha a jornada dela e Joan Jett (Kristen Stewart), rumo ao estrelato do rock no lendário grupo The Runaways, que abriu caminhos para gerações futuras de mulheres.

Vinyl (Amazon Prime)
Criada por Mick Jagger e Martin Scorsese, a série mostra a história de Richie Finestra (Bobby Cannavale) durante a revolução da indústria musical americana da década de 70. Ele tenta salvar sua gravadora, American Century Records, sem precisar destruir ninguém pelo caminho, o que vira sua vida de cabeça pra baixo: reavivando sua paixão pela música mas destruindo sua vida pessoal.

Walk The Line (Amazon Prime)
O filme mostra os anos iniciais da trajetória de Johnny Cash, afetado pela morte acidental de seu irmão e por seu pai abusivo, até a chegada de June Carter, que muda definitivamente sua vida, colocando-o no caminho para se tornar o gênio que veio a ser.

Whiplash (Amazon Prime)
Andrew Neyman, um jovem e ambicioso baterista de jazz, quer ser o destaque no conservatório musical da elite. Terence Fletcher, um instrutor conhecido tanto por seus talentos como por seus terríveis métodos, lidera o grupo de jazz da escola. Fletcher descobre Andrew e o traz para a banda, transformando sua vida. A paixão de Andrew pela perfeição se torna uma obsessão, que o professor continua a instigar testando os limites de sua habilidade e sanidade.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Categorias:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ SIM NEWS

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish pt_BRPortuguês do Brasil