Apresentamos a primeira pesquisa realizada pelo DATA SIM: O Mercado da Música na Cidade de São Paulo – Parte 1 – Espaços de Música ao Vivo.
Ela foi realizada em 2018 e foi apresentada durante a SIM São Paulo por Dani Ribas do DATA SIM e Carina Shimizu da JLeiva Cultura & Esporte (veja aqui um resumo da apresentação).
Sob inspiração das pesquisas Creative Footprint (Berlim) e Music Venues Trust (Londres), descreveu o perfil e demonstrou a importância econômica e cultural dos espaços dedicados à música ao vivo da cidade.
A pesquisa também explorou a programação musical desses espaços: número de shows e contratações artísticas por ano; gêneros mais programados; características identitárias; receptividade para propostas experimentais/inovadoras e de outros locais; fontes de informação utilizadas pelos curadores; formas de comunicação com o público.
Estas são informações organizadas para que os empresários da noite tenham informações consistentes para pensar suas estratégias de 2019 e vislumbrar o setor como um todo, sendo este o primeiro passo para uma organização efetiva das demandas da área.
A partir destes dados, bookers, managers, produtores e outros profissionais também podem ter insights importantes para planejar seus projetos de circulação artística.
As informações também fornecem aos gestores públicos dados para o planejamento de ações estratégicas nas áreas de economia criativa, serviços, mobilidade urbana e turismo.
Agradecemos a todas as casas que responderam à pesquisa e contribuíram para a construção de um mercado melhor para todos.
Acesse a pesquisa completa aqui:
O Mercado da Música na Cidade de São Paulo – Parte 1 – Espaços de Música ao Vivo
O DATA SIM é um projeto da SIM São Paulo, em parceria com a JLeiva,
com o patrocínio da Natura Musical, além do apoio da Sympla.
Comentários